EM SÃO LUÍS

Projeto Artesanias Contemporâneas junta Maranhão e Ceará em exposição

Acontece neste sábado (30), das 9h às 12h, no Parque Botânico da Vale.

Já com o grupo Sitinho Trançando Arte, a formação com os artesãos teve início nesta quarta-feira (27), em São Luís. (Foto: Davi Pinheiro)

Neste fim de semana, o projeto Artesanias Contemporâneas com os grupos maranhenses Ateliê Casa e Aconchego (Bacabeira) e Sitinho Trançando Arte (São Luís) apresentam produtos colaborativos na Feira Sitinho Trançando Arte, que acontece neste sábado (30), das 9h às 12h, no Parque Botânico da Vale.

Vindo do Ceará, o projeto circula pelo Brasil costurando parcerias com grupos locais de diferentes estados, com a realização de oficinas de design de produtos para a criação de coleções artesanais modernas.

Patrocinado pelo Instituto Cultural Vale, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, o projeto tem como objetivo capacitar os artesãos e estimular a geração de renda por meio da potencialização do artesanato dentro de suas expertises.

No Maranhão desde o dia 25 de abril, o projeto Artesanias trabalhou costura e bordado com miçangas em collab com o grupo Ateliê Casa e Aconchego, de Bacabeira, e juntos desenvolveram a coleção “Sempre brincantes”, que remetem à cultura do boi maranhense.

Caroline Rodrigues, idealizadora do Artesanias Contemporâneas, conta que em conversa de diagnóstico com as artesãs, soube das máquinas de bordado no ateliê e propôs a experimentação “porque não colocar algo mais específico do Maranhão? Lembrei muito dos bordados do boi, algo que me encantava, e ao apresentar a proposta de coleção para as artesãs foi um desafio, pelo resgate dessa técnica, pois muitas delas não tinham mais contato”.

Sandálias, pochete, bolsa e blusa fazem parte dessa coleção, e a artesã Franciane aliou uma técnica própria ao bordado da bolsa “quando comecei a bordar e vi que não ia dar tempo, e como eu já sabia bordar miçanga em feltro, propus à professora e deu certo a mistura”, conta, e a ideia foi prontamente aceita por Caroline, reforçando o intuito de alinhavar saberes com o projeto.

Já com o grupo Sitinho Trançando Arte, a formação com os artesãos teve início nessa quarta-feira (27), em São Luís, onde fica a sede do grupo. Junto com a marca Óia, vão desenvolver peças que unem a palha e a fibra do buriti com o macramê para a coleção “Cestou”. O trabalho traz contemporaneidade aliada à tradição com um toque de descontração própria da Ilha, como é apelidada a capital do Maranhão.

O  Artesanias Contemporâneas prevê ainda a realização de duas palestras sobre nEmpreendedorismo, artesanato e design, nos dias 28 e 29 de abril, em escolas de São Luís: Escolas Dr. Geraldo Melo (R. Gama Lobo, SN – COHAB Anil IV) e C.E Pedro Álvares Cabral (Av. Principal Jardim América – Cidade Operária), abertas ao público.

O Artesanias Contemporâneas tem circulação prevista por quatro estados brasileiros: Ceará, Maranhão, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Em cada um deles irá desenvolver o trabalho com dois grupos.

Nos minicursos, os participantes terão a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos sobre processos criativos, matérias primas, acabamentos, tendências e inspirações, com a proposta desses temas, de forma conjunta, contribuírem para uma melhor criação de objetos artesanais, fazendo com que o grupo tenha mais competitividade ao apresentar seus produtos.

Ao final do projeto, cada grupo participante poderá ter um conjunto de peças assinado pela marca Óia (design artesanal). Os produtos poderão ser comercializados e a renda será revertida para os grupos. Além disso, cada grupo será contemplado com um kit de trabalho adequado à tipologia artesanal.

Após a etapa do Maranhão, que segue de até 30 de abril, o projeto segue para Minas Gerais e para o para o Rio de Janeiro, em maio. A etapa do Ceará foi concluída no mês de março.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias