Religião

Igrejas celebram dia de Nossa Senhora Aparecida

Paróquias, igrejas e comunidades da Grande Ilha montaram programações especiais para encerramento dos festejos da padroeira do Brasil neste 12 de outubro

Reprodução

Ainda em tempos de pandemia, igrejas, paróquias e comunidades dedicadas a Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, encerram seus festejos hoje ainda de forma restrita, em atenção e cuidados com a Covid-19. Embora em algumas igrejas e paróquias o festejo esteja sendo reduzido, algumas com missas transmitidas online, o amor e a devoção não mudaram.

“Ainda estamos enfrentando tempos difíceis, mas é na fé que teremos salvação para a humanidade”, disse a devota Ana Amélia Santos, frequentadora da Paróquia de Nossa Senhora Aparecida da Foz do Rio Anil (Cohafuma).

O dia 12, dia de Nossa Senhora Aparecida, marca o encerramento dos festejos nas paróquias, igrejas e comunidades católicas de todo o Brasil e este ano, assim como no ano passado, haverá carreatas, ao invés de procissões.  A data marcou, em 1980, a consagração do Santuário Nacional de Aparecida pelo Papa João Paulo II.

Homenagens à Santa acontecerão em vários bairros de São Luís. Na Paróquia Nossa Senhora Aparecida da Foz do Rio Anil (Cohafuma),  Paróquia de Nossa Senhora Aparecida (Vila São Luís), Comunidade Nossa Senhora Aparecida (Retiro Natal), Comunidade Nossa Senhora Aparecida (Vila 7 de Setembro) dentre outras, tem missas especiais e programações iniciando às 6h com alvorada.

Na Paróquia do Cohafuma, Paróquia N. Sra. Aparecida da Foz do Rio Anil, o encerramento do festejo que tem como tema “Com Maria e José, somos povo de Deus em missão”., começa às 6h30 com alvorada e queima de fogos. As missas ocorrerão às  7h , 9h e 12h . A carreata sairá às 16h30 pels ruas do bairro e entorno e às 18h, a missa de encerramento.

“É um tempo especial para agradecer a Deus pelos benefícios e maravilhas que Ele realiza em nossas vidas e festejar Nossa Senhora Aparecida, por sua maternal intercessão junto ao seu filho Jesus. Este ano, dedicado a São José, vamos refletir sobre a nossa identidade como povo de Deus que, assim como Maria e José, tem a missão de ajudar na construção do reino de Deus”, disse o pároco Flávio Trindade.

A Paróquia Santa Paulina encerra o Tríduo em honra e glória à Nossa Senhora da Conceição Aparecida, que começou dia 9. A Comunidade, localizada na Vila 7 de Setembro, não poderia deixar de louvar a Santa com programação religiosa que estão sendo realizadas no antigo galpão da Oficina FLV, rua 9, nº 6, Vila 7 de Setembro. A coroação e encerramento do festejo acontece às 18h30 e terá transmissão ao vivo pelos canais da Paróquia Santa Paulina nas redes sociais (Instagram e YouTube – @paroquiasantapaulinama). Após das celebrações haverá venda de comidas típicas para arrecadar recursos em prol da comunidade.

Na Comunidade Retiro Natal, a Capela Aparecida Retiro Natal começa programação às 6h com alvorada. Às 17 h começa a carreata que sai da Rua Márquez Pombal, da Capela de N. Sra Aparecida, e percorrerá as Rua Martim Afonso, Teófilo Dias, Conde D’Eu, Av. Getúlio Vargas, Raimundo Corrêa, Castro Alves, Paulo  Frontim, Av. Kennedy, Cafeteira, travessa Graciliano Ramos, Rua José Sarney, Anel Viário, Castro Alves, Silvio Romero, Mourão Rangel, Iracema, Castro Alves, encerrando na Rua da Capela.

Na  Paróquia Nossa Senhora Aparecida da Vila São Luís (São José de Ribamar), as celebrações estão sob a responsabilidade do pároco Heitor Morais e estão sendo presenciais e transmitidas via Internet.

No dia 12, a programação inicia às 7h30 com a missa, às 10h30 tem os batizados, às 12h missa, às 15h o Apostolado da Oração, às 16h a Adoração e o Santo Terço, e às  17h30,  a solenidade de Nossa Senhora com bispo dom Gilberto Pastana.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias