CARNAVAL 2022

Escolas de samba de São Luís definem enredos

Quatro escolas de samba de São Luís anunciaram seus enredos para o Carnaval de 2022.

Foto: reprodução

Quatro escolas de samba de São Luís anunciaram seus enredos para o Carnaval de 2022. Perpassando por temas como saudade, obras de compositores maranhenses e até parte da história da imprensa no Maranhão, as escolas Flor do Samba, Império do Quinto, Favela do Samba e Império Serrano comemoram a possibilidade de celebrar a maior festa popular do país novamente.

Flor do Samba

Para o próximo carnaval, a Flor do Samba trará como enredo a SAUDADE, desmistificando a dor e a angústia, trazendo em seu anseio a pura vontade de sambar, cantar e celebrar com muita alegria seu passado e eternizar momentos em mais um Carnaval. O enredo é do carnavalesco Ítalo Fonseca, que ira para seu quinto carnaval na tricolor do Desterro.

Saudade é uma das palavras mais presentes e usada para expressar o sentimento da certeza nas poesias de amor da língua portuguesa e também na música popular. “Saudade” descreve a complexidade dos sentimentos de falta, distância e amor; tem sentimentos e emoções que você não consegue expressar, você apenas consegue sentir e viver elas. Mas muito além disso, saudade é a certeza de que coisas boas foram vividas. A escola do Desterro abrirá no próximo dia 10 de setembro as inscrições para o concurso que vai escolher o samba.

A escola de samba do Desterro, em 2020 conquistou o seu 14º título, levando para a passarela o enredo que falou sobre as festas que são Patrimônio Cultural e Imaterial do Brasil. A Flor do Samba abrirá no próximo dia 10 de setembro as inscrições para o concurso que vai escolher o samba.

Fundada em 11 de novembro de 1939 por um grupo de pescadores, em São Luís, a Flor do Samba é a segunda escola de samba mais antiga da capital maranhense, com 82 anos.

Favela do Samba

Lamentando um ano sem Carnaval, mas na esperança de que tudo passará muito em breve, a Diretoria da Sociedade Recreativa Favela do Samba anunciou o seu enredo para o tão esperado Carnaval 2022.

Certos de que vão superar esse ano atípico nas vidas de todos, a escola prestará um justa e merecida homenagem a um grande artista e amante da Cultura Popular, um grande poeta, um grande compositor e um Grande baluarte da Favela do Samba. Para 2022 o enredo da escola será: “Do Renascer da Grécia Antiga ao Berço da Cultura Popular: O legado de um Artista chamado Dionísio!!!”

Império Serrano

A escola de samba Império Serrano, a verde e branco do Monte Castelo, a presentou no último sábado o enredo “70 anos do Jornal Pequeno, doa em que doer” com vistas a uma possível realização do carnaval de 2022. O lançamento do tema ocorreu na sede Antero Viana, e contou com a presenta do diretor geral do jornal das multidões, o jornalista Lourival Bogéa.

Esse patrimônio histórico, político e cultural da sociedade maranhense que foi idealizado e fundado no ano de 1951, pelo jornalista José Ribamar Bogéa, também conhecido como Zé Pequeno.

Com um perfil independente, JP, tem se caracterizado como um guardião do povo. Sereno e coerente com a sua linha Editorial, cumprindo o papel substancial com a verdade dos fatos.

Para abrilhantar e celebrar essa data festiva, a Império desenvolverá um enredo pautado na fidelidade das notícias publicadas durante esses 70 anos do JP.O Pequeno agora em ritmo de Samba.

Turma do Quinto

A diretoria da Escola de Samba Turma do Quinto anunciou o tema do Carnaval 2022: o cantor e compositor maranhense, Josias Sobrinho, que terá sua vida e trajetória artística contada na avenida como enredo do Carnaval 2022.  A homenagem marca a retomada do Carnaval, após dois anos sem a mais tradicional festa brasileira.

Com uma trajetória musical extraordinária, Josias Sobrinho tornou-se ao longo dos anos uma das referências da música popular dentro e fora do Maranhão, sendo o compositor maranhense mais gravado em todo o país. Emplacou grandes sucessos como: Catirina (2014), Engenho de Flores (1987), Fogo de Palha (2014) e Caboclo de Pena (2018).

Aos 68 anos, Josias Sobrinho carrega em sua obra a poesia, a cultura e a beleza da natureza nordestina, sempre expressando nos seus versos, de forma bem peculiar, a simplicidade da nossa gente.

Segundo a diretoria da Turma do Quinto, a escolha do homenageado é devido a importância do seu trabalho para a Música Popular Maranhense.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias