FILMES

Oscar: Relembre algumas produções brasileiras que tiveram a indicação do prêmio

Logo depois da primeira aparição, o país começou a construir uma história cinematográfica rica e diversificada.

Foto: Reprodução

A história do Brasil com o cinema pode ser separada em épocas diversos momentos, que de alguma forma moldaram as produções nacionais com o decorrer dos anos da sétima arte no país. No Brasil, o cinema teve seu pontapé inicial em 1896, quando foram exibidos no Rio de Janeiro uma vários filmes curtos onde mostravam o cotidiano nas cidades europeias.

Logo depois da primeira aparição, o país começou a construir uma história cinematográfica rica e diversificada, que atravessou muitas fases e acabou conquistando o reconhecimento ao redor do mundo. Além de receber diversos prêmio e indicações com passar dos anos.

Entre as suas maiores indicações foi o ‘Oscar’, que é o sonho de qualquer cineasta, e o Brasil já teve algumas de suas produções indicadas.

Desta forma separamos algumas produções brasileiras que já foram indicadas ao ‘Oscar’.

O pagador de Promessas (1963)

O filme é baseada na peça de Dias GomesO Pagador de Promessas deu ao Brasil sua oportunidade para a primeira indicação a Melhor Filme Estrangeiro. Mesmo recebendo o prêmio a Palma de Ouro em Cannes no ano anterior, o filme do diretor Anselmo Duarte não conseguiu a vitoria. A Academia preferiu premiar o longa francês ‘Sempre aos Domingos’.

O Quatrilho (1996)

Após longos 30 anos o Brasil conseguiu ser indicado novamente à categoria Melhor Filme Estrangeiro. O longa em questão foi ‘O Quatrilho’, com direção de Fábio Barreto. Entretanto quem saiu premiado foi o filme ‘A Excêntrica Família de Antonia’, da Holanda.

O Que é Isso, Companheiro? (1998)

Durante o ano de 1998 o Brasil voltou a ser lembrado pela Academia pelo longa ‘O Que é Isso, Companheiro?’. O filme baseada no livro do jornalista Fernando Gabeira, a produção teve a direção pelo Bruno Barreto, que é irmão do cineasta por trás de O Quatrilho. E dessa vez o Brasil perdeu novamente para a Holanda na premiação, que levou a estatueta por ‘Caráter’.

Central do Brasil (1999)

Pelo segundo ano consecutivo o Brasil teve a indicação de Melhor Filme Estrangeiro. Embora Central do Brasil seja uma coprodução Brasil e França, o longa foi registrado na Academia como o representante brasileiro na competição. Dirigido por Walter Salles, o filme ainda rendeu uma indicação a Fernanda Montenegro. A atriz perdeu para Gwyneth Paltrow por Shakespeare Apaixonado. Já o longa foi preterido por A Vida é Bela.

Democracia Em Vertigem (2020)

Em 2020, o Brasil esteve representado o Oscar com o documentário Democracia em Vertigem, da diretora Petra Costa. A produção aborda o processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, em 2016, e a ascensão dos discursos de extrema-direita que levaram à eleição do presidente Jair Bolsonaro. O longa disputa a estatueta com American FactoryThe CaveFor Sama e Honeyland

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias