DEVOTOS

Dia de São José sem procissão, nem missa campal

Por conta das restrições em face da pandemia, o Santuário de São José de Ribamar encerra novenário do padroeiro do Maranhão com missas de lotação reduzida

Reprodução

O dia de São José, que costumava ser celebrado em anos anteriores no Santuário de São José de Ribamar com muitas atividades religiosas e culturais, este ano será bastante restrito. Com missas diárias sendo realizadas desde o dia 10, o encerramento do festejo do padroeiro do Maranhão será hoje (19), e por causa das medidas sanitárias de combate à Covid-19, sem procissão, romaria, quermesse ou carreata, para evitar aglomeração.

“É um desafio realizar esse festejo, mas ao longo desse 1 ano de pandemia a gente teve que se adaptar usando as redes sociais, reduzindo a lotação de fiéis, diminuindo a programação em muitas coisas, proporcionando os cuidados necessários para os fiéis, assim como nos pedem as autoridades civis e religiosas. Estamos nos empenhando nesse cuidado com as pessoas, com a vida, com os fiéis”, disse o Padre Gutemberg Feitosa, vice-reitor do Santuário de São José de Ribamar.

No dia de hoje serão realizadas missas simultaneamente no ginásio de esportes da Escola Patronal de São José de Ribamar (Patronato) e no Salão Paroquial, às 6h, 9h, 12h, 15h, 18h. Não haverá missa campal, nem missa no Santuário, mas o mesmo estará aberto das 5h30 às 19h30 para visita e oração dos devotos.  Os padres e diáconos se revezarão de hora em hora para abençoar os devotos e seus objetos, à distância, do ambão.

“O Santuário vai estar aberto aos fiéis, como todas as igrejas, mas lembramos sempre o uso de máscara, com respeito à redução da lotação de cada lugar, higienização, distanciamento, pedindo as pessoas mais idosas ou com comorbidades que fiquem em casa e acompanhem as missas, porque a programação vai ser transmitida pela rádio educadora AM360, pelos nossos canais no Youtube e no Facebook. Reforçando que não haverá romaria, procissão, quermesse, carreata, nem missa campal. É como a gente pode fazer nesse momento, pedindo a Deus que finde essa pandemia”, rogou o padre Gutemberg.

As virtudes de São José

São José foi escolhido por Deus para ser o patrono de toda a Igreja de Cristo. Na mensagem do novenário deste ano, a organização do Santuário de Ribamar disse que este ano São José será celebrado com um significado todo especial. “Pois o Papa Francisco declarou, em 8 de dezembro de 2020, o ano santo dedicado a São José, que se estenderá até 8 de dezembro de 2021. Neste ano, o Papa Francisco nos convida a celebrar com toda a Igreja os 150 anos em que o Beato Papa Pio IX declarou São José Padroeiro da Igreja Católica no mundo inteiro”.

São José é um dos santos mais populares no mundo. É o protetor da Igreja Católica e padroeiro dos trabalhadores e das famílias. A história sagrada apresenta José como sendo um homem humilde, justo e, de profissão, carpinteiro. São José acolheu de forma misteriosa, dócil e obediente, a escolha de ser pai adotivo de Jesus Cristo. Era descendente do rei Davi, viveu em Nazaré, na Galileia, e é apresentado pelos evangelistas Mateus e Lucas como o esposo de Maria, a Mãe de Jesus. As homenagens a São José de Ribamar, no Maranhão, iniciaram ainda no século XVII, quando registra-se a fundação da cidade. “Quando os primeiros padres chegaram a São José de Ribamar, por volta de 1618, já encontraram as imagens da Sagrada Família recebendo homenagem dos índios que viviam no lugar”, conta o pesquisador Antônio Miranda.

Porém, o primeiro registro de uma grande romaria só surgiu em 1821. No ano de 2001, as imagens de São José de Ribamar foram levadas para São Luís, a fim de passar por restaurações. Na oportunidade, a comunidade ribamarense, unida aos romeiros e peregrinos, realizou a primeira grande romaria, que mais tarde receberia o nome de “Caminho de São José de Ribamar”. O novenário de São José ocorre em março, encerrado dia 19. Outro grande festejo para o Glorioso São José de Ribamar acontece em setembro, na cidade balneária.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias