CORONAVÍRUS

No Maranhão

1068
218156
203423
4994
CULTURA

Conheça seres encantados do folclore maranhense

Entenda um pouco mais sobre as lendas que cercam o imaginário maranhense.

Xilogravura feita pelo artista Airton Marinho

Xilogravura feita pelo artista Airton Marinho

No último dia (05), ocorreu a estreia na Netflix da série Cidade Invisível, que tem como o tema o folclore brasileiro. Na série, conta história do detetive Eric, que tinha uma vida normal até a morte de sua esposa, que ocorreu durante um incêndio na floresta enquanto ocorria uma festa. Entretanto, não conseguindo superar a perda, ele começa a investigar para saber o que de fato causou a morte dela e descobre que não foi algo tão acidental como todos pensavam, junto a isso desvenda que existem seres encantados do folclore brasileiro vivendo na sociedade.

Leia também:

Muitos desses seres encantados, já eram conhecidos e viviam no imaginário popular, pois a maioria foi imortalizada através das obras de Monteiro Lobato que trazia a Cuca, Saci-pererê, Iara, Curupira, Boitatá, Boto e entre outros, de forma lúdica para as crianças e admiradores. Outras lendas como corpo-seco e Tutu marambá não eram tão conhecidas e depois da serie ganharam uma maior visibilidade. Essas lendas se popularizam mais no sul do país, entretanto muitas delas são conhecidas no imaginário maranhense por outros nomes.

Lenda do vira-porco

Conta a lenda, que nas noites de lua cheia e nas ruas sem iluminação de São Luis, apareciam criaturas estranhas e mal-cheirosas que assustavam as pessoas que cruzavam o seu caminho. Era uma criatura que segundo as pessoas tinha o dom transformar em porco, entretanto que cruzava seu caminho era posto para correr. A lenda do vira-porco nasceu em São Luis, mas logo foi difundida nos interiores e ficando mais popular nos mesmos. A lenda se assemelha ao Tutu marambá, que é um homem que vira porco e assombra as pessoas que cruzam seu caminho.

Próxima »1 / 3
VER COMENTÁRIOS
Concursos e Emprego
Gastronomia
Entretenimento e Cultura
Esportes
Polícia
Mais Notícias