AUDIOVISUAL

Ocupa Cinema 20/21 começa hoje no Centro Cultural Vale Maranhão

Quarta edição do Projeto começa nesta sexta-feira (22) às 19h, com exibição de filmes selecionados para o ciclo que vai apresentar para o público produções autorais

Reprodução

Centro Cultural Vale Maranhã (CCVM) inicia hoje (22), a edição de 20/21 do Ocupa CCVM. A primeira ação do programa será destinada às propostas audiovisuais. Foram selecionados filmes e vídeos autorais brasileiros para compor o ciclo que será exibido regularmente às sextas-feiras. A transmissão será online pelo Canal do CCVM no YouTube.

A primeira sessão apresenta “Groove Man – Onildo Almeida”, longa-metragem documental de Cláudio Bezerra e Helder Lopes (PE), que retrata o grande compositor, músico e poeta brasileiro Onildo Almeida, parceiro de Luiz Gonzaga e autor do sucesso “A Feira de Caruaru”.

Para o diretor e coordenador artístico do CCVM, a sequencia de exibições  é uma oportunidade de acompanhar e ter acesso a filmes autorais que estão fora dos circuitos comerciais de cinema. “Recebemos muitos projetos de qualidade dentro da linguagem  audiovisual. Unir a produção em questão ajuda na difusão do cinema brasileiro, além de oportunizar e ampliar o campo da crítica e do conhecimento sobre questões urgentes de forma mais direta”, diz Gabriel.

A programação continua, dia 29/01, com a exibição de O Bastão e o Rosário, documentário de Ana Luísa Cosse (MG) sobre o congado mineiro representado pela Irmandade de Moçambique Nossa Senhora do Rosário, do bairro Alto dos Pinheiros, em Belo Horizonte (MG). O filme recebeu menção honrosa no Festival Cine Baru, foi indicado a melhor figurino no Festival Cine Tamoio e foi ganhador do Prêmio Arte Salva (Secult-MG).

Dia 05/02, será apresentado Aurora 1964, o filme traz um olhar sobre a memória da ditadura militar  brasileira, instaurada em 1964. Dirigido por Diego DiNiglio (PE), o documentário é baseado no livro Marcas da Memória: história oral da anistia no Brasil, organizado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e nos resultados das atividades da Comissão Estadual de Memória e Verdade Dom Helder Câmara (CEMVDHC). A Mostra de Cinema Moventes acontece em fevereiro e março, com sessões dias, 12, 19 e 26/02 e 05, 12 e 19/03. Realizada pela Revista Moventes (RJ), a mostra foi criada por egressos do PPGCOM da Universidade Federal Fluminense (UFF/RJ), da linha de Estudos do Cinema e do Audiovisual.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias