RELIGIÃO

Confira curiosidades sobre o Dia de Reis pelo mundo

De acordo com a tradição católica, eles foram guiados por uma estrela até a chegada em Belém

Reprodução

O Dia de Reis ou Solenidade da Epifania do Senhor, como também é conhecida a festa cristã, é celebrado em diversas partes do mundo em 6 de janeiro. A data, além de sinalizar o momento de desfazer a árvore natalina, os enfeites e o presépio, relembra quando os três reis magos encontraram Jesus Cristo ainda recém nascido.

De acordo com a tradição católica, eles foram guiados por uma estrela até a chegada em Belém. Em suas mãos traziam ouro, incenso e mirra como forma de presentes. Como cada um era de uma localidade, chegaram cerca de doze dias depois do nascimento. É por isso que, no Brasil, a festa acontece entre os dias 25 de dezembro e 6 de janeiro.

Trazida pelos portugueses durante colonização, o Dia de Reis também é comemorado através da Folia de Reis ou Reisado – festa popular com a presença de grupos culturais em alguns estados. 

As pessoas saem pelas ruas vestidas com roupas típicas, tocando e cantando, para levar a notícia do nascimento de cristo e suas bençãos.

Origem do Dia de Reis

Festividade da Igreja Católica, surgiu no momento que os três reis magos – Belchior, Gaspar e Baltazar – partiram de seus lugares de origem no sentido da cidade onde estava o menino Jesus. Isso se deu, segundo relatos bíblicos, por volta do século VIII.

O rei Baltazar viajou da África e levou mirra – uma espécie de planta de onde pode ser retirada uma resina aromática para o preparo de incensos e remédios. Como possui um cheiro agradável, mas sabor amargo, representa as características humanas e seus males.

Gaspar, por sua vez, saiu da Ásia levando incenso para presentar o menino Jesus. O utensílio, usado para aromatizar e purificar ambientes, simboliza a fé e a espiritualidade. Já Belchior, também chamado de Melchior, partiu da Europa com ouro. A sua oferenda era dada somente aos deuses, por isso representa a riqueza e a nobreza.

Portugal

Em Portugal o tradicional bolo-rei faz parte da celebração de Reis. Embora mais habitual em determinadas zonas do país, o bolo-rei traz uma fava e, a quem calhar a fatia com a fava deverá providenciar o bolo no ano seguinte. Existe ainda a variação a este bolo, que é o bolo-rainha, por sua vez sem as tradicionais frutas cristalizadas.

Algumas zonas do país, principalmente nos meios mais pequenos, continuam ainda com o hábito de cantar as Janeiras. Isto é, a partir do 1 de janeiro até ao dia 6, grupos de pessoas vão para a rua a cantar de porta em porta. Como agradecimento recebem comida e bebida.

Itália

Em Itália a tradição mais conhecida no Dia de Reis é a da “Befana”. Aqui, no lugar do Pai Natal, uma senhora já com alguma idade toma o seu lugar a distribuir prendas às crianças.

Argentina e Uruguai

Semelhante a Portugal, aqui têm o hábito de comer um bolo conhecido como “Rosca de Reyes”, muito parecido ao bolo-rei. É ainda habitual as crianças deixarem um sapato junto à porta com erva e água para os camelos dos Reis Magos.

Finlândia

Para comemorar o “Loppiainen”, têm a tradição de fazer bolachas de gengibre em forma de estrela, as “Piparkakut”, ao mesmo tempo que pedem desejos. A tradição dita que a bolacha seja partida em três pedaços, na palma da mão e que seja comida em silêncio para o que o desejo se realize.

Bulgária

No Dia de Reis um Padre atira uma cruz de madeira para dentro de água e os homens mais jovens devem mergulhar para a resgatar. Visto que nesta altura do ano as águas estão muito frias, reza a lenda que a pessoa que resgatar a cruz vai gozar de boa saúde e de sorte.

Estados Unidos

No Estado do Louisiana, o Dia de Reis marca o início das preparações do Carnaval. Aqui também é habitual comer o “King Cake”, semelhante ao bolo-rei de Portugal, até à celebração do “Mardi Gras” (terça-feira Gorda).

Brasil

Aqui grupos de pessoas juntam-se a tocar diversos instrumentos, seguindo as ordens do Mestre de Folia, da Folia dos Reis, uma manifestação religiosa praticada pelos católicos. Nesta data comemora-se com festas onde se servem doces e comidas típicas das diversas regiões.

França

Neste país come-se o bolo “Galette des Rois” à base de amêndoa ou maçã. Tal como em Portugal, o bolo também tem um brinde no seu interior e quem o encontrar será o rei, pelo menos por uma noite.

Irlanda

O Dia de Reis na Irlanda é considerado o Natal das Mulheres. Neste dia as mulheres tiram o dia para descansar, depois do trabalho que tiveram entre o Natal e o Ano Novo. Neste dia, grupos de mulheres juntam-se e partilham uma refeição.

Malta

Neste país, a data é celebrada no primeiro domingo do mês onde é habitual a realização de concertos, sendo o principal, da responsabilidade da Orquestra Nacional do país.

Países Baixos

Na Holanda, Bélgica e Luxemburgo é habitual que grupos de três crianças andem de porta em porta a entoar canções e, em troca, recebem dinheiro ou doces.

Espanha

Aqui comem a “Rosca de Reyes”, semelhante ao bolo-rei. É no Dia de Reis que os espanhóis têm a tradição de trocar presentes. Em algumas cidades organiza-se o cortejo dos Reis Magos, a que chamam de “Cabalgata de Reyes”. Os Reis Magos desfilam em carros bem decorados, acompanhados de muitos cavaleiros e lançam doces à assistência. É ainda comum oferecer “carvão de azúcar” às crianças.

México

Seguindo as tradições de países como Espanha, Argentina e Uruguai, é também neste dia que se fazem as trocas de presentes e se come a “Rosca de Reyes”.

Alemanha

Tal como na Hungria, aqui as crianças também se disfarçam de Reis Magos e escrevem as iniciais do nome nas portas das casas.

Porto Rico

Na madrugada de 5 para 6 de janeiro, as crianças recolhem um pouco de erva ou folhas no pátio das suas casas e colocam numa caixa ao lado das suas camas. A lenda diz que os camelos alimentam-se com isso e os Reis Magos deixam um presente como recompensa.

Cuba

Este dia em Cuba é conhecido como a “Páscoa dos Negros”, pois desde o tempo da colonização espanhola que se dava folga aos escravos nesta data. Estes saíam à rua para dançar ao som dos tambores.

Perú

Outrora também era uma data em que se festejava com a oferta de presentes às crianças, contudo, essa tradição caiu em desuso. No 6 de janeiro celebram a “Bajada de Reyes” e fazem uma pequena festa familiar durante a qual se desmonta o presépio. Por cada figura e adorno que se guarde, dita a tradição que se deve deixar dinheiro.

No geral, o Dia de Reis encerra o Natal com várias comemorações por todo o mundo. Alguns países com tradições mais específicas que outros, mas sempre mantendo a essência da história dos Reis Magos.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias