Antes mesmo da pandemia, o que mais havia nas redes sociais era gente buscando divulgar produtos ou serviços para alcançar mais potenciais clientes. Com a pandemia, essas ferramentas passaram a ser, senão a única, mas uma das principais formas de comunicação entre consumidores e empreendedores. O problema para muitos donos dos próprios negócios, especialmente de micro e pequenas empresas, é a dificuldade para organizar o planejamento dos conteúdos e – mais difícil ainda – para gravar vídeos nas redes sociais, modalidade mais “consumida” em plataformas como o Instagram, por exemplo.
Desenvolta nas redes sociais, a jornalista Mariana Dias, que até três meses atrás publicava cenas do dia a dia como profissional, mãe e dona de casa, começou a perceber muitas pessoas a contactavam para tirar dúvidas sobre como gravar vídeos para produção de conteúdo na rede social. Ela, então, passou a se posicionar como alguém capaz de ajudar nesse processo de superação individual.
“Desde que comecei a ministrar o `Destrave Sua Comunicação`, que é o meu primeiro curso on-line, consegui observar vários perfis, que vão dos realmente tímidos (que viram ex tímidos kkk), aos que precisam apenas ser ativados”, revela Mariana Dias.
Independente de qual pode ser o seu caso, O Imparcial contou com a ajuda especializada da jornalista Mariana Dias para ajudar quem quer ter uma performance melhor com gravação de vídeos e produção de conteúdo para as redes sociais.
3 passos para destravar
1. Planejamento de pauta
A pauta é o assunto que será abordado. Planejar é importante para definir quais os melhores assuntos e como podemos deixá-lo atrativo. É nessa hora que devemos pensar: “Como vou reter os primeiros 30 segundos de atenção de quem tá assistindo?”. Uma estratégia de planejamento é utilizar os elementos do lead clássico. Ele
responde a perguntas ordenadas pelo grau de importância: O que/quem? Quando? Onde? Como? Por quê/Para quê?
2. Defina o roteiro
Há muitas formas de apresentar uma informação, e a melhor é a mais adequada e atraente para seu leitor/ouvinte/espectador/seguidor. A primeira pergunta é: o que eu quero comunicar? E a segunda: de que maneira? Sua informação não pode ser uma colcha de retalhos, pois informações pulverizadas perdem a força.
O roteiro serve para você praticar a escrita e, com isso, organizar suas informações para despertar o interesse! Com o tempo, fazer um roteiro do que gravar se torna mais fácil; e, dependendo do assunto, dá para organizar por tópicos na cabeça, mas o ideal é praticar escrevendo no início.
3. Seja natural
Na rede social, quanto mais natural e espontâneo, melhor. Imagine que seu leitor/seguidor está na sua frente conversando com você. Nós escrevemos e falamos para pessoas. Leia, ouça o que você fala e observe sua mensagem. Encarar aquele vídeo como uma conversa vai facilitar o ligar a câmera para o “3,2,1 gravando”.