ÚLTIMAS SEMANAS

Últimas semanas: inscrições abertas para fomento às redes de apoio a crianças e adolescentes

Iniciativa do Itaú Social apoiará com até R$ 25 mil projetos desenvolvidos de forma conjunta em São Luís (MA). Inscrições podem ser feitas até o dia 16

reprodução

Projetos voltados para a garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes de São Luís (MA) realizados conjuntamente por organizações da sociedade civil (OSCs), órgãos públicos, escolas, postos de saúde e unidades de assistência social podem se inscrever no edital para o Fundo de Fomento Redes de Territórios Educativos.

As inscrições estão abertas até o dia 16 de outubro. Porém, recomenda-se não deixar para a última hora porque um dos pré-requisitos para se inscrever é a realização do curso Mapa de Identidades, disponível no Polo, ambiente de formação do Itaú Social. Nele, os interessados vão produzir um diagnóstico territorial e construir um plano de ação coletivo e integrado. Estes documentos deverão ser anexados no ato da inscrição.

Conforme as regras do edital, o projeto precisa articular a atuação de, no mínimo, quatro instituições parceiras e estar orçada em até R$ 25 mil. As ações devem estar relacionadas aos cinco direitos fundamentais do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

“O fundo pretende valorizar a soma de esforços entre estado e sociedade civil organizada, por meio da atuação articulada, fundamental para promover o desenvolvimento social e reverter os níveis de desigualdade, especialmente no tocante aos direitos de crianças, adolescentes e jovens”, explica a gerente de fomento do Itaú Social, Camila Feldberg.

O Fundo de Fomento faz parte do programa Redes de Territórios Educativos, realizado pelo Itaú Social com implementação do Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável – CIEDS.

Seu objetivo é contribuir para o fortalecimento das OSCs na elaboração e implementação de estratégias de educação integral, criando laços de confiança e parceria entre os diferentes atores que operam no território. Este é o terceiro ano da iniciativa, que contou com 24 encontros e 37 oficinas formativas, além da participação de 97 instituições somente em 2019.

Um dos projetos já contemplados com o Fundo de Fomento é a parceria entre o Centro Beneficente Nossa Senhora da Glória e a Unidade de Educação Básica (UEB) Luís Viana, que desenvolveram o projeto Lendo Histórias no Mundo de Fantasias… Escrevendo a sua História de Cidadania. Cerca de 110 crianças e adolescentes em situação de risco social participam de atividades como rodas de leitura, oficinas de produção de texto, visitas às bibliotecas públicas e museus.

O Itaú Social

O Itaú Social desenvolve, implementa e compartilha tecnologias sociais para contribuir com a melhoria da educação pública brasileira. Sua atuação está pautada no desenvolvimento de projetos sociais, no fomento de organizações da sociedade civil e na realização de pesquisas e avaliações. Juntamente com uma rede de parceiros, fornecedores e colaboradores, trabalha para que municípios, Estados e União se unam para entregar aquilo que é direito de todos: acesso à educação de qualidade, sem restrição de tempo, espaço, raça, cor ou gênero.

Serviço

Edital Redes de Territórios Educativos em São Luís
Prazo de inscrições:  
até 16/10/2020
Para quem: Organizações da sociedade civil (OSCs), órgãos públicos, escolas, postos de saúde, unidades de assistência social, entre outros, que promovam um projeto de educação integral desenhado a partir das parcerias no território, no município de São Luis.
Quem realiza: Itaú Social, com a implementação do Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável – CIEDS.
Inscrições: Plataforma Prosas

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias