MARANHÃO

Alcântara: conheça o município histórico repleto de lendas

O destino perfeito para viajantes apaixonados por história

Foto: Melissa Rafaela

Uma cidadezinha super charmosa que foi fundada em 1648, Alcântara já chegou a ser considerada uma das cidades mais ricas do Maranhão, nos séculos 18 e 19. Atualmente o município possui mais de 300 construções coloniais.

Alcântara é o destino perfeito para viajantes que adoram lugares com bastante história para contar. Além das construções coloniais, você também vai encontrar muitas ruínas, como por exemplo a Matriz de São Matias, que é um dos cartões-postais da cidade.

O local parece que parou no tempo, a cidade foi inicialmente colonizada por franceses, que foram expulsos por portugueses. O município também é muito conhecido por conta da igreja de Nossa Senhora do Carmo, que foi construída entre os anos de 1660 e 1690. Em frente à igreja ficava o antigo palácio de Dom Pedro II.

Igreja da Nossa Senhora do Carmo – Foto: Melissa Rafaela

A cidade é completamente encantadora, além das construções inacabadas ou deterioradas pelo tempo, você pode apreciar as belezas naturais como a trilha da beirada de Alcântara.

Trilha da beirada de Alcântara – Foto: Melissa Rafaela

Aproveite sua estadia no município para conversar com moradores locais, e conheça as diversas lendas e histórias que lá existem. Separamos uma lenda super interessante para você, a história da Nossa Senhora do Livramento, a lenda da ilha.

Nossa Senhora do Livramento, a lenda da ilha

As rotas para chegar em Alcântara eram desconhecidas pelos seus exploradores. Em uma dessas expedições, a embarcação em que eles estavam enfrentou uma forte tempestade, os tripulantes conseguiram atracar na Ilha do Livramento, próximo à cidade de Alcântara. A curiosidade tomou conta e eles começaram a explorar a Ilha, encontrando e acabaram encontrando uma Santa.

Concluíram que só estão salvos porquê a Santa protegeu eles e decidiram construir uma capela para ela. Com a deterioração da capela, a Santa teve que ser levada para a cidade de Alcântara, mas como a aliança foi para ela residir na Ilha do Livramento, todas as vezes que a Santa era levada para Alcântara, retornava misteriosamente para a Ilha do Livramento. Pescadores afirmam que já viram a Santa andando sobre as águas, ou até mesmo que já tomaram a bênção para a Santa Nossa senhora do Livramento.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias