REPRESENTATIVIDADE

Maranhense é o novo recordista brasileiro de memória

Conterrâneo do poeta maranhense Gonçalves Dias, Cayro Léda entra na história do RankBrasil-2020

Cayro Léda usou algumas metodologias da auto-hipnose para melhorar o foco e a memorização

Um apaixonado pela mente humana. Assim é o novo recordista brasileiro de memória, o maranhense de 34 anos, natural da cidade de Caxias, Cayro Léda, que entra para a história do RankBrasil-2020, por alcançar o menor tempo para memorização de 52 cartas de um baralho embaralhadas (speed cards): 4 minutos e 20 segundos.

Cayro Léda levou pouco mais de 4 minutos para memorizar sequência de 52 cartas de baralho embaralhadas no RankBrasil-2020. Foto: Divulgação

Mas afinal o que está por trás de uma mente com a habilidade de memorizar tão rapidamente as informações?

O mais novo recordista, que também é hipnotista, conta que desde a infância sempre foi envolvido com atividades de raciocínio lógico e memória, como jogos de xadrez, hipnose e mágica. “Claro que isso influenciou bastante, mas memória é método e treino. O nosso cérebro possui uma plasticidade incrível e ninguém está fadado a ter uma memória ruim”, esclarece Léda.

Auto-hipnose

Ele destaca que é necessário exercitar a memória, e para isso, é preciso técnica e método. Então, Cayro Léda aliou algumas metodologias da auto-hipnose para melhorar o foco e a memorização. “Bater esse recorde brasileiro de memória foi uma forma de provar pra mim mesmo que o método funciona. Eu valorizo muito a parte teórica de qualquer curso ou método, mas os resultados falam por si só”, ressalta.

Léda explica que usou duas técnicas sequenciais clássicas de aprendizagem com auto-hipnose: “PAO e Palácio da Memória”. A primeira significa Pessoa, Ação e Objeto (PAO). Cada carta do baralho representa uma pessoa (ou personagem), fazendo algo com algum objeto.

“Por exemplo, o cinco de copas para mim significa o Cebolinha (personagem da história em quadrinhos Turma da Mônica) plantando cebola. Conforme eu vejo as cartas, vou criando uma história na minha cabeça utilizando locais físicos para imaginar onde esses personagens estão e usando a técnica Palácio da Memória”, detalha.

Reprogramar a mente

Cayro Léda, o recordista brasileiro diz ser um apaixonado pela mente humana.

Uma dica muito simples e importante dada por Cayro para quem busca melhorar a memória é prestar mais atenção nas coisas que estão sendo executadas. “Geralmente fazemos de forma automática. Não paramos para pensar em qual local estamos deixando a chave do carro. Nós simplesmente fazemos sem pensar, e se algum dia colocarmos a chave em outro lugar, não será fácil lembrar”, exemplifica.

Cayro defende que, além de serem fantásticas para o estudo em geral, as técnicas de memorização podem fazer uma pessoa lembrar uma lista de compras, lembrar o nome de alguém, ou memorizar um número de telefone, entre outras necessidades sociais.

Além de ajudar na memorização e bater recordes, a hipnose é a ferramenta de trabalho de Cayro Léda, que trabalha com o método desde a parte terapêutica – com a hipnoterapia – até o entretenimento, com shows de palco. “Possuo também uma empresa de treinamentos em hipnose, com cursos presenciais e on-line na área corporativa (hipnose para vendas) e também de desenvolvimento pessoal, incluindo um curso de auto-hipnose para melhorar a memória e a aprendizagem”, compartilha.

Nas horas vagas, o recordista Cayro Léda gosta de treinar mágica, tocar violão, fazer exercícios físicos e estudar idiomas. A qualidade do sono e manter hábitos saudáveis são fatores importantes na rotina do maranhense que conquistou a marca.

Speed cards

Esta categoria de memorização é chamada internacionalmente de ‘Speed cards’. Para valer como recorde, é necessário que se memorize o baralho em, no máximo, cinco minutos; e que o ‘recall’ também seja feito em até cinco minutos.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias