CONGRESSO

São Luís é destaque no turismo nacional

Foi realizada, no Maranhão, a 32ª Reunião Nacional dos Interlocutores Estaduais do Programa de Regionalização do Turismo

Foto: Divulgação

Terminou no fim de semana a 32ª Reunião Nacional dos Interlocutores Estaduais do Programa de Regionalização do Turismo (PRT), que teve essa edição no Maranhão.

A diretora do Departamento de Ordenamento do Turismo do Ministério do Turismo (MTur), Silvana Melo, afirmou que esses encontros são importantes para a consolidação do PRT nos estados. “Além da aproximação dos destinos com o MTur, foram trocadas experiências entre diferentes realidades regionais, possibilitando o aprimoramento da gestão das regiões turísticas por meio da reunião”, afirmou a técnica do ministério.

O Governo do Estado do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), recebeu 24 Interlocutores Estaduais do Programa de Regionalização do Turismo (PRT) durante os dias 2 e 3 de outubro, em São Luís, e  4 e 5 em Barreirinhas.

Reunião estratégica

O secretário de Turismo, Catulé Júnior, falou da satisfação de sediar essa reunião estratégica da regionalização. “Com a presença dos interlocutores da cadeia do turismo brasileiro em nosso estado, o Turismo só tem avançar no desenvolvimento das discussões que foram abordadas, na estruturação e promoção dos destinos turísticos”, explica.

Durante o evento, foram apresentados temas de relevância para o setor, dentre eles, apresentação das ações do Mapeamento e Gestão Territorial do Turismo em 2019, apresentação do Departamento de Pesquisas com a Categorização do Mapa do Turismo, apresentação do Departamento de Cadastramento (CADASTUR), a atualização do Mapa do Turismo Brasileiro 2020, apresentação do case de sucesso promocional e institucional da Chapada das Mesas.

A abertura do evento contou com a presença do secretário de Estado do Turismo, Catulé Júnior, a diretora do Departamento de Ordenamento do Turismo do Ministério do Turismo (MTur), Silvana Melo, a secretária Municipal do Turismo, Socorro Araújo, o presidente da Federação de Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), Edilson Baldez, o gerente da unidade de turismo, cultura e eventos do Sebrae, Luís Walter e o Prefeito de Barreirinhas, Alberico Filho.

No segundo dia de evento (3) aconteceram oficinas com a consultora de turismo, Tãnia Zapata, onde os estados fizeram um alinhamento do mapeamento do ano de 2019 e o planejamento estratégico para o biênio de 2020-2021.

Ao final do dia o Estado do Pará foi eleito como próxima sede da reunião. O interlocutor paraense, Jean Barbosa, falou sobre a experiência de conhecer o Maranhão através dessa reunião. “A política de regionalização busca integrar os estados de forma regional. O Pará e o Maranhão contam tanto com a proximidade como com produtos turísticos combinados nas cidades amazônicas. O encontro que foi realizado no Maranhão foi muito bom, pois mostra o potencial e a força do turismo regional”, pontuou o gestor público.

VER COMENTÁRIOS
Concursos e Emprego
Polícia
Você, Gastrô!
Entretenimento e Cultura
Mais Notícias