PADROEIRA DO BRASIL

Igrejas da capital celebram dia de Nossa Senhora Aparecida

O dia da padroeira do Brasil, é comemorado em 12 de outubro com diversas atividades religiosas

Reprodução

Homenagens e procissões a Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, acontecem neste dia 12 em vários bairros de São Luís, encerrando o festejo que começou no início do mês.

A  Paróquia Nossa Senhora Aparecida da Foz do Rio Anil (Cohafuma), Capela da Fé em Deus, Paróquia de Nossa Senhora Aparecida(Vila São Luís), Comunidade Nossa Senhora Aparecida(Retiro Natal), Comunidade Nossa Senhora Aparecida (Bairro Primavera), Comunidade  Nossa Senhora Aparecida(Vila 7 de Setembro), entre outras, têm missas especiais e programação iniciando às 6h, com alvorada.

Retiro Natal
Na comunidade Nossa Senhora Aparecida, no Retiro Natal, o festejo, que tem como tema “Quem encontra Maria, encontra Cristo: o caminho, a verdade e vida”, encerra a programação com missa às 9h e procissão às 17h, seguida de missa campal.

O festejo no bairro é comemorado há 42 anos.

Devoto e um dos organizadores do festejo, Roberval Braga se emociona quando fala da festa e de sua devoção à Santa. “Há 36 anos me envolvo com a festa, com a organização. Hoje não estou mais na comunidade, mas acompanho o festejo desde quando a precursora de tudo era dona Maria Menezes (que doou o terreno para a construção da Capela), e que ao morrer, deixou esse legado para mim. Faço questão de estar por dentro, participar, acompanhar tudo, por amor a Nossa Senhora Aparecida”, disse.

Cohafuma
A programação no Cohafuma começa às 6h30, com a alvorada, e às 16h30 é o horário da procissão, encerrando com a missa solene campal às 18h. O tema deste ano pediu reflexão sobre a missão de batizados. “Em sintonia com a Arquidiocese de São Luís, que se prepara para celebrar o ano missionário 2020, refletimos sobre a nossa missão com o tema Com a mãe Aparecida, somos Igreja em missão”, disse o pároco José Raimundo Trindade.  Para a comunidade do Cohafuma, este ano, além de celebrar o dia da Santa, em 12 de outubro, comemoram-se 20 anos em que a Igreja passou a ser Paróquia. No encerramento do festejo terá  Boizinho Barrica, seguido de Forró Pé de Serra.

Programação em outras paróquias da Ilha

Reprodução

A comunidade da Fé em Deus preparou o tradicional tapete religioso para receber a procissão. Há quase 20 anos mantém-se essa tradição.  A procissão sai da capela às 16h30. Após o retorno à Capela, haverá missa e, em seguida, apresentação cultural. “Todos os dias a capela está cheia. A cada dia vem um padre visitante. Maria é mãe de Jesus e nossa mãe também, por isso merece toda a nossa veneração”, aponta Maria Sá, que faz parte da organização do festejo.

Bairro Primavera
Na Comunidade Nossa Senhora Aparecida, do bairro Primavera, o festejo com o tema: Com a Mãe Aparecida, somos chamados a ser Missão no mundo, celebra também os 30 anos de fundação da comunidade, que será comemorado no dia 13. No dia 12 a procissão começa às 17h, com saída da Comunidade Bom Jesus da Lapa, em seguida tem celebração eucarística. No dia 13 tem Animação Missionária e Memórias, a partir das 16h, seguida de Celebração Eucarística. Segundo a comunidade, após a celebração, haverá um lanche de comemoração dos 30 anos de comunidade.

Vila 7 de Setembro
Na Comunidade Nossa Senhora Aparecida (Vila 7 de Setembro-Bequimão), que integra a Paróquia Santa Paulina inicia a programação do dia 12 às 6h com Alvorada, seguida de procissão pela comunidade. Às 12h será rezado o Santo Terço. Às 18h tem procissão, seguida de missa às 18h30, encerrando com o largo cultural.

Vila São Luís
Na Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Vila São Luís (próximo ao Socorrão II) o festejo tem como tema: Maria, discípula – Missionária a serviço de todos. O encerramento começa com alvorada às 6h. A procissão será às 17h pelas ruas da Paróquia, e às 19h haverá o encerramento com a bênção dos devotos e objetos e a coroação da Santa.

VER COMENTÁRIOS
Concursos e Emprego
Polícia
Você, Gastrô!
Entretenimento e Cultura
Mais Notícias