Padroeira do Brasil

Celebração para Nossa Senhora Aparecida começa quarta-feira, 9

Festejo para Nossa Senhora Aparecida começa a ser comemorado esta semana na cidade, com várias atividades religiosas, atos litúrgicos e largos culturais

Reprodução

Até o dia 12 de outubro, quando será celebrado em todo o país o dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, igrejas, paróquias e comunidades de vários bairros da capital e do estado celebram a santa, a exemplo da:

Paróquia Nossa Senhora Aparecida da Foz do Rio Anil;
Capela da Fé em Deus, Paróquia de Nossa Senhora Aparecida (Vila São Luís);
Comunidade Nossa Senhora Aparecida (Bairro Primavera);
Comunidade  Nossa Senhora Aparecida (Vila 7 de Setembro).


Tema Com a Mãe Aparecida
As programações e missas especiais começam a partir de amanhã, quarta-feira, dia 3 de outubro.

Na Comunidade Nossa Senhora Aparecida (Bairro Primavera – Bom Jesus),  o festejo  será de 9 a 12 de outubro, com o tema Com a Mãe Aparecida, somos chamados a ser Missão no mundo.

Segundo a comunidade, o tema está inspirado no ardor missionário e no comprometimento com a Missão de Jesus Cristo, “onde somos convidados pelo Papa Francisco a fazer desta missão mais que um momento na vida, somos chamados a fazer dela a nossa própria vida”.

A programação do festejo começa dia 9, às 18h30, com o Terço Mariano, em seguida a celebração eucarística.

Além da celebração da padroeira, a Comunidade comemora também os 30 anos de fundação, com uma grande programação no dia 13 de outubro de 2019.

No bairro do Cohafuma, a Paróquia Nossa Senhora Aparecida da Foz do Rio Anil também celebra duplamente: o dia da Santa e o aniversário de 20 anos que a igreja foi alçada a Paróquia, no dia 12 de outubro de 1999, dois anos depois da sua construção.

Vila 7 de Setembro e Vila São Luís

Na Comunidade Nossa Senhora Aparecida (Vila 7 de Setembro-Bequimão), a novena acontece de 3 a 8 de outubro, às 19h30, com visita da imagem N. Sra. Aparecida e Terço. O tema deste ano é: Em Jesus, com Maria restauramos a vida. A programação do Tríduo começa na União de Moradores do bairro dia 9, às 19h, com terço; em seguida, às 19h30 tem missa celebrada pelo Padre Figueira. Ao final das celebrações acontece o largo cultural e com comidas típicas.

Na comunidade Fé em Deus, há 20 anos é realizado o festejo que culmina com a confecção do tradicional tapete religioso para receber a procissão.

Na Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Vila São Luís (próximo aos Socorrão II) o festejo tem como tema: Maria, discípula – Missionária a serviço de todos, e começa também no dia 3 (quinta-feira), com missa e em seguida animação cultural em todas as noites. A procissão dia 12 será às 17h pelas ruas da Paróquia, e às 19h haverá o encerramento com a coroação da santa.

O encontro da imagem
A imagem milagrosa de Nossa Senhora Aparecida foi encontrada no rio Paraíba do Sul no ano de 1717. Três pescadores, levados por necessidades históricas e econômicas, foram à pesca, em uma época escassa de peixes. Chegando ao “Porto de Itaguassu”, a primeira coisa que caiu em suas redes foi o corpo de uma imagem quebrada, na altura do pescoço. Num segundo lance de rede, pescaram a cabeça da mesma imagem. Juntando as duas partes viu-se que se tratava da Senhora da Conceição. Depois do encontro da Imagem, a pesca de peixes foi abundante e os pescadores intuíram a presença e ação de Deus naquele singular evento.

Por assim ter aparecido, o povo chamou-a de “Aparecida”, nome consagrado pela devoção popular, chegando a ser proclamada Rainha em 1904 e Padroeira do Brasil em 1930.

VER COMENTÁRIOS
Concursos e Emprego
Polícia
Você, Gastrô!
Entretenimento e Cultura
Mais Notícias