DIA DAS CRIANÇAS

7 locais para passear com a criançada em São Luís

Uma programação completa para alegrar as crianças no dia todinho delas

Crianças brasileiras com altas habilidades têm dificuldades para conseguir educação especializada e acompanhamento especial, o que pode prejudicar o seu desenvolvimento. (Foto: Divulgação)

Dia 12 de outubro, feriado por ocasião do dia de Nossa Senhora Aparecida, é também Dia das Crianças. Como sabemos que criança adora uma arte, uma novidade, que tal levar ela para gastar um pouquinho da energia em algum evento da cidade? Listamos algumas atividades gratuitas, outras não, em que a sua criança pode brincar e agregar cultura, conhecimento e habilidades. Opções não vão faltar.

Exposição de HQs

Até o dia 12 está em cartaz, no Centro de Iniciação ao Trabalho (Avenida IV Centenário, Fé em Deus), uma exposição de HQs (história em quadrinhos) com mais de 3 mil exemplares. Um dos destaques da mostra é o primeiro exemplar da revista em quadrinhos do Pato Donald, datado de 1950.

Mas quem for ao CIT também poderá ver HQs do Zé Carioca, da década de 1940, e do Homem de Ferro (1960). A exposição está sendo realizada pelo colecionador João Pedro Aragão, hoje, dia 11, das 8h às 12h; e no dia 12, durante todo o dia.


Teatro

Os espaços culturais do Governo do Estado estão com programação especial desde o início da semana. O Teatro Arthur Azevedo está com programação especial para os pequenos.

No dia 11 apresenta a peça teatral Moleque Fujão, às 19h30; e no dia 12, e o espetáculo Contos que o tempo conta, às 17h, ambos com atores da Coteatro. Assim, as histórias da Menina e a figueira, Zabel e a Cachorrinha e A Moura Torta são recontadas num enredo adaptado aos dias atuais. Mais informações pelo fone 3232-5316.


Na Uema

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), através do seu curso de Engenharia de Computação (EngComp), do Centro de Ciências Tecnológicas está realizando hoje, 11, o Projeto Criança e Engenharia. A ação acolhe crianças de instituições de ensino público e privado, bem como estudantes com necessidades educacionais específicas, visando promover a produção de saberes acerca de novas tecnologias interagindo com a comunidade, por meio de oficinas sócio educacionais inclusivas e culturais no Campus Paulo VI.

Também haverá a participação especial de cosplayers de super-heróis e personagens de contos de fadas para divertir as crianças. O evento é aberto ao público, das 8h às 12h e das 14h às 16h e podem participar crianças de 6 a 12 anos de idade.

Atividades lúdicas e esportivas

Nos dias 12 e 13 no Sesc Deodoro, Sesc Turismo e Sesc Comunidade (Raposa) serão realizadas várias as atividades lúdicas e esportivas. O espetáculo Pãozinho com Ovo abre a agenda comemorativa do Dia das Crianças, no dia 12, no Ginásio do Sesc Deodoro, às 17 horas, com entrada liberada para o público. Os atores César Boaes, Adeilson Santos e Davyd Dias prometem arrancar muitos risos com Clarisse Milhomem vestida de Xuxa e fazendo um show para conseguir dinheiro. Riba, com toda sua ingenuidade e fã incondicional da cantora, deixa-se enganar por Clarisse, mas é claro que Dijé descobre a farsa. O palhaço Vai Vai também marca presença e anima a criançada no Sesc Deodoro.

Nesse mesmo dia, no Sesc Turismo (Olho D’Água), das 10h às 14h, haverá gincana aquática com corrida de canoa, cata argolas e outras brincadeiras, além de corrida de três pernas, dança das cadeiras, morto vivo e queimado na quadra.

No domingo (13) a magia do circo invade o Sesc Turismo, levando muitas cores, sorrisos e atividades das 10h às 14h. Os artistas circenses mostrarão as suas habilidades em apresentações. Quem quiser aprender a manusear malabares, uma oficina aberta a todas as idades também está na programação. Os pequenos ainda poderão escolher belos desenhos para embelezar o rosto.

Arte urbana e solidariedade

Crianças misturadas ao grafitti, brincadeiras e outras expressões artísticas, durante três dias no bairro Vila Embratel. Esta é a proposta da segunda edição do Cores da Vila, que unirá o trabalho de cerca de 30 artistas visuais maranhenses à ação transformadora da comunidade da área Itaqui Bacanga. O projeto acontecerá nos dias 11, 12 e 13 de outubro, em três pontos do bairro: Praça Primeiro de Maio, Rua da Cruz e Rua Dois de Maio.

Serão selecionados 24 artistas do graffiti e do lambe-lambe para colorir as fachadas das casas durante o evento, que também serão pintadas por convidados. Neste ano, além da pintura dos painéis, o Cores da Vila oferece uma grade mais larga de atividades: serão oficinas artísticas, apresentações culturais, atividades físicas e lúdicas, distribuição de lanches e brinquedos, doação de cestas básicas, ações de saúde, corte de cabelo, exibição de filmes com debate e show de encerramento.

Espaço lúdico na Maria Aragão

O projeto cultural Arena Alegria vai levar para a Praça Maria Aragão, no dia 12, uma programação gratuita e diversificada de atividades recreativas, arte, música e teatro, das 16h às 20h. Das 16h às 18h acontecem jogos e recreações e atividades circenses com palhaços, malabaristas e pernas de pau, comandadas pelos integrantes do coletivo “O Circo tá na Rua”.

Das 18h às 19h tem a apresentação da peça teatral Fala Pikeno, com a história da personagem Maria Calada da Silva, uma garota de 6 anos que era muito tímida e que decidiu se comunicar somente pelas redes sociais, sem usar a voz. E finalizando a programação, show musical com a banda infantil Carrossel Encantado.

Nos shoppings

No Rio Anil Shopping, as atividades da Floresta Encantada, no dia 12, começam às 15h, com entrada gratuita. Na programação, palhaço Bolinha, decoração de balão, recreação lúdica. Também nos dias 12 e 13, das 15h às 18h30 haverá Encontro com Unicórnio, com o próprio Unicórnio para brincar com a meninada. O encontro gratuito com o personagem será realizado em sessões de meia hora.

No Shopping da Ilha (Ipase), o Clube da Criança é um espaço lúdico, para crianças de 2 a 10 anos, repleto de brinquedos. O funcionamento é de segunda a sábado, das 10h às 22h; e no domingo, das 12h às 21h, com valores a partir de R$ 14,00.

No Golden Shopping Calhau, a programação gratuita ocorre durante todo o mês com várias atrações musicais, e terá Baby Shark, Show da Luna, Banda Carrossel Encantado, Futebol de Sabão, Festival de Slime, Ensaio Fotográfico, dentre outras atividades.

No São Luís Shopping (Avenida Carlos Cunha), a Vila da Diversão tem vários brinquedos e atrações com valor de R$20 para os 20 minutos oficiais, na praça de eventos do primeiro piso.

O Tropical Shopping (Renascença II) e o Pátio Norte Shopping (Maiobão) terão programação infantil, mas não informaram.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias