Floclore

Festival de Folclore ocorre em São Luís

Evento começa no dia 23 de setembro e deve contar com participação de delegações da Itália, México e Estados Unidos, além de alguns estados brasileiros

Reprodução

São Luís sediará, a partir da próxima segunda-feira(23), a 6ª edição do Festival Internacional do Folclore. O evento tem apoio do Governo do Estado e vai acontecer até o dia 30 de setembro em diversos espaços culturais e turísticos da cidade, com vasta programação, apresentação de grupos folclóricos, oficinas, palestras e workshops. A abertura será no Viva Ipase, às 20h, e nos dias 27 e 28, na Concha Acústica, Lagoa da Jansen.

O festival é promovido pela World Association of Performing Arts (Wapa) e Council Internacional Dance (CID), entidades ligadas à Unesco, formada por 122 países que se destacam na realização de festivais e encontros de folclore no mundo. Além dos órgãos internacionais, realizam o festival a Comissão de Folclore de São Luís e a Associação Cultural de Bumba Boi Brilho da Ilha.

Serão 10 dias de atrações com espetáculos abertos, intercâmbio e participação de representantes de vários segmentos do folclore, palestras e oficinas sobre empreendedorismo, inclusão social, geração de emprego e renda na promoção da cultura popular maranhense. Participarão do evento as delegações da Itália, México e Estados Unidos, dos estados de Santa Catarina e Pará, envolvendo cerca de 120 pessoas, além de grupos representantes da cultura local.

Para Lolita Menchaca, do Baillet Folclórico do México, é importante a troca de experiência e o intercâmbio turístico-cultural. “A experiência é valiosa e promove o diálogo, fortalecendo o esforço coletivo para diversificar seus produtos e serviços, além de aumentar a oferta no mercado local, bem como a inserção nos mercados nacional e internacional”.

O objetivo do Festival é fortalecer a cadeia produtiva da cultura e turismo local, promover as belezas naturais, as tradições, as produções artísticas, artesanais e folclóricas, estabelecendo uma conexão com outras experiências.

O coordenador executivo do evento, Cláudio Sampaio, destacou a força do festival que chega à sua 6ª edição. “O formato do festival este ano será de fortalecimento das raízes do Patrimônio da Cultura Popular do Estado do Maranhão, por meio das parcerias com o terceiro setor, poder público e sociedade civil em todas as esferas na efetivação de empreendedorismo turístico e cultural para atrair investimentos para região”, enfatizou.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias