Professor Joan Botelho lançará novo livro essa sexta-feira
Professor Joan Gabriel Botelho lança a terceira edição do livro “Conhecendo e Debatendo a História do Maranhão”, no IFMA.
Na noite de sexta-feira (07), no Instituto Federal do Maranhão (IFMA), ocorrerá o lançamento do livro “Conhecendo e Debatendo a História do Maranhão”, de autoria do especialista em educação e professor Joan Gabriel Botelho.
Joan Botelho é Formado em História Licenciatura e Direito pela Universidade Federal do Maranhão e fará uma palestra sobre “a construção de um livro didático de história do Maranhão”, onde falará sobre os desafios e o objetivo ao criar um livro de teor acadêmico no Maranhão.
Segundo Botelho, o livro foi construído para atender alunos da educação básica do ensino médio, também integrado, vestibulandos, concursos e leituras acadêmicas. “Conhecendo e Debatendo a História do Maranhão” possui 452 páginas, sendo a terceira edição ampliada e reformulada de um livro que foi lançando em 2008.
Botelho conta que o motivo de formular um livro didático sobre a história do Maranhão foi a constatação da inexistência de livros didáticos que abordem esse tema, e a preocupação no sentido de que professores e alunos pudessem desfrutar de uma obra didática que possibilitasse o acesso a novos saberes relativos a história local.
Livro crítico, atual, problematizador, analítico, com fundamentação teórica alicerçada, fugindo do padrão positivista, tradicional. O autor busca no livro, valorizar a historicidade de todos os seres humanos, não só de personalidades políticas ou heróis, mas dos cidadãos, os camponês, os escravos, os operários, as mulheres, os índios.
“Ao produzir este livro didático, penso estar contribuindo como professor e autor para várias gerações de professores, alunos e leitores em geral envolvidos com o processo de ensino x aprendizagem. Possibilitamos aos educandos e educadores acesso aos debates envolvendo a história local, o conhecimento, a aprendizagem como contribuição para o êxito de todos que acreditam que só é possível vencer pela via educacional. Por fim afirmo que esta obra não é “verdade absoluta”, nem perfeita, cujos temas abordados foram uma escolha do autor após várias consultas e pesquisas, já que o “historiador não é neutro”. É preciso também lembrar que a obra apresentada é cheia de limites sendo passível de críticas. Assim concluo pois, o homem segue, mas sua obra fica”, declarou Joan Botelho.
O livro poderá ser adquirido no seu lançamento, no IFMA, pelo valor de R$ 45,00 e em breve estará em todas as livrarias da capital maranhense.