O FUTURO DAS TRADIÇÕES

17ª Semana Nacional de Museus começa hoje (13) no Maranhão com programação especial

O tema desta edição, “Museus como Núcleos Culturais: o Futuro das Tradições”, propõe um debate sobre o papel dos museus como centros de produção e reprodução de pensamentos da cultura brasileira

Reprodução

A 17º Semana Nacional de Museus, comemorada em todo o Brasil a partir de hoje (13) a 19 de maio, contará com programação especial realizada pelos museus e casas de cultura do Governo do Maranhão, vinculadas à Secretaria de Estado da Cultura (Secma), além de museus federais, privados e pontos de memória existentes no estado do Maranhão.

A temporada cultural é realizada, todos os anos, em comemoração ao Dia Internacional de Museus (18 de maio). O tema desta edição, “Museus como Núcleos Culturais: o Futuro das Tradições”, propõe um debate sobre o papel dos museus como centros produtores e receptores de práticas, costumes e pensamentos da cultura brasileira.

Com atrações gratuitas e diversificadas, os museus oferecerão ao público atividades gratuitas como oficinas, exibição de filmes, ciclo de palestras, sarau cultural, exposições e visita mediada. As atividades acontecem em São Luís, Alcântara e Pindaré-Mirim.

Abertura

A abertura oficial do evento está prevista para logo mais, às 14h30, no auditório da Casa de Cultura Josué Montello, na Rua das Hortas, 327, centro de São Luís.

Na programação do primeiro dia, palestras e debates sobre técnicas tradicionais na cultura material do Maranhão, influência da arquitetura pombalina em São Luís e azulejaria no Maranhão.

Entre os palestrantes, Carlos Burnett, arquiteto e urbanista, professor da Universidade Estadual do Maranhão (Uema); Rose Panet, antropóloga, professora e cineasta; Margareth Figueiredo, arquiteta e professora da Uema; Letícia Castro, arquiteta e especialista em azulejaria.

Em São Luís, 10 equipamentos culturais do estado estão com programação especial. O Museu de Arte Sacra oferece, durante a semana, atrações como a cerimônia da Ceia Judaica e a oficina Memória e Envelhecimento, que faz parte do projeto do Núcleo de Educação Física da Universidade Federal do Maranhão (Ufma) voltado para grupos da terceira idade. Tem, também, Cine Pipoca no Museu, com exibição do filme Barroco Mineiro e visitas mediadas à exposição permanente.

No Centro de Pesquisa de História Natural e Arqueologia uma ótima pedida é a oficina de molde de dinossauro, no dia 16, às 15h. O espaço disponibiliza, ainda, visita mediada para as exposições de paleontologia, arqueologia e povos indígenas do maranhão.

Outro espaço com atividades na semana é o Museu Histórico e Artístico do Maranhão. Duas exposições estão na programação: “A arte que vem do barro – modos de fazer cerâmica artesanal no Maranhão” e “Azulejaria no Acervo do Museu Histórico e Artístico”, de 14 a 19 de maio.

A Casa de Cultura Josué Montello, de 13 a 17 de maio, prepara a exposição ‘Os Tambores de São Luís, reverenciando as tradições culturais do Maranhão” com visitas guiadas, além de oficinas criativas com material reciclável, Tarde de Poesia – recital de cordéis com a cordelista Raimunda Frazão e exibição de vídeos-documentários e filmes que retratam as manifestações culturais maranhenses (Tambor de crioula, Tambor de Mina, Bumba meu boi e outros).

Alcântara

Na cidade de Alcântara, a Semana de Museus acontece durante a Festa do Divino, uma das manifestações religiosas mais tradicionais do estado e que, anualmente, recebe muitos turistas. As atividades serão na Casa do Divino e no Museu Histórico e Artístico.

Na Casa do Divino, vale experimentar a oficina Divino Sabor – Chocolate do Divino, no dia 15, às 19h. O Museu Histórico e Artístico oferece as oficinas Divino Saber e Nó do Mastro, além de visitas mediadas no espaço.

Participam desta edição, o Museu Histórico e Artístico do Maranhão (MHAM), Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho, Casa do Maranhão, Casa de Cultura Josué Montello, Centro de Pesquisa de História Natural e Arqueologia, Casa de Nhozinho, Museu do Reggae, Museu Histórico de Alcântara, Casa do Divino, Palácio dos Leões, Forte Santo Antônio e Centro Cultural Engenho Central (Pindaré-Mirim).

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias