TURISMO

Museus: Portas para o passado, presente e futuro

Museus e casas de cultura de São Luís abrigam memórias e histórias que revelam sobre a cidade, sobre o estado, suas tradições, cultura e personagens

Reprodução

Tem gente que quando chega em outra cidade procura praias, rios, pontos turísticos, lazer. Outros buscam a história. O que revela aquele lugar? Que memórias eles nos oferecem. O que é ou o que foi aquela cidade?

Os museus ou as casas de cultura são os locais mais apropriados para mostrar  que histórias guardam aquele lugar. O Imparcial vai dar uma pequena mostra para o leitor de locais que ele pode visitar para saber um pouco mais de São Luís. Ah, e embora hoje seja o Dia Nacional do Turismo, não precisa nem ser turista para receber esse banho de história. Mais que um simples passeio, uma visita a esses espaços é como mergulhar no universo rico das nossas tradições e acervo arquitetônico, a exemplo de prédios como o do Museu Histórico e Artístico. Aproveitando que de 13 a 19 de maio acontece a Semana Nacional dos Museus, essas casas estarão com programações específicas.  Então, que tal tirar um tempinho para visitar esses locais? É só escolher.

Localizado na Rua do Sol, uma das mais movimentadas do Centro em horário comercial, o Museu por si só já é uma atração. O casarão do século XIX onde viveu a família Gomes de Sousa é uma volta ao passado, onde suntuosas residências abrigavam a elite maranhense da época.

Há quase 60 anos, o Museu Histórico e Artístico do Maranhão funciona  no local. Com um acervo riquíssimo composto por coleções de numismática, mobiliário, porcelana, cristais, pintura, escultura, azulejaria, documentos, fotografias e gravuras, o espaço também abriga exposições, como a de “casa de época” na passagem do século XIX ao XX, ambientada de acordo com descrições dos costumes encontradas na literatura maranhense.

Na  Semana de Museus haverá visitação da mostra de azulejos e realização da exposição A arte que vem do barro.

Endereço: Rua do Sol, 302, Centro. Visitação: terça à sexta, das 9 às 17h/sábado, das 9h às 16h/domingo, das 9h às 14h.




VER COMENTÁRIOS
COLUNAS E OPINIÃO
Concursos e Emprego
Polícia
Você, Gastrô!
Entretenimento e Cultura
Mais Notícias