RELEMBRE

Site reúne grandes clássicos dos games dos anos 80 e 90

A iniciativa do Internet Archive, conhecida pela ferramenta Wayback Machine, permite visualizar versões antigas de sites, e preservar vários games, permitindo que as novas gerações possam conhecê-los.

No passado, os jogos para computador não eram de fácil acesso. Era necessário importá-los ou conseguir um disquete ou CD-ROM emprestado de alguém para aproveitar jogos como Prince of Persia, Oregon Trail, Wolfenstein 3D ou os adventures da LucasArts. O site Internet Archive busca preservar esses e outros títulos que poderiam ser esquecidos, mas que agora estão disponíveis a todos, na íntegra, na Internet.

A iniciativa do Internet Archive, conhecida pela ferramenta Wayback Machine, permite visualizar versões antigas de sites, e preservar vários games, permitindo que as novas gerações possam conhecê-los. Dentro da plataforma há uma coletânea de grandes sucessos dos anos 80 e 90, que vários jogadores provavelmente já ouviram falar, mas nunca tiveram a oportunidade de jogar.

O próprio site possui um player e todos os jogos disponibilizados podem ser jogados online, e não existe a possibilidade de baixá-los no seu computador. Vale ressaltar que nem todos os títulos salvam seu progresso, pois esse recurso não havia na época.

A lista de jogos é extensa, mas esses são alguns dos games disponíveis:

Maniac Mansion (1988)

A mansão Edison sempre foi uma casa velha e assustadora na periferia da cidade. Houve rumores de experimentos estranhos acontecendo e de criaturas estranhas vivendo entre a família Edison. Existe até uma história de que um meteorito uma vez caiu perto da casa há quase 20 anos. Mais imediatamente, uma menina chamada Sandy desapareceu da escola secundária local e seu namorado Dave jura que viu o Dr. Fred a seqüestrando. Dave sabe que não pode fazê-lo sozinho e precisará da ajuda de outros dois alunos se tiver alguma esperança de se infiltrar na mansão e resgatar Sandy.

Os jogadores começam escolhendo dois alunos para acompanhar Dave até a mansão Edison, e podem alternar entre esses três personagens à vontade. A maioria das ações é realizada selecionando verbos na tela e aplicando-os a um objeto (como “OPEN Door”). Cada personagem mantém uma personalidade separada e pode ter uma maneira diferente de resolver um problema de seus colegas de classe. Assim, muitos dos quebra-cabeças podem ser superados de diferentes maneiras, dependendo do personagem sendo usado. Se qualquer uma das crianças for capturada pelos Edisons, eles serão jogados na masmorra e deverão ser resgatados por qualquer personagem que ainda tenha sua liberdade.

Confira mais na próxima página

Próxima »1 / 11
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias