CULTURA

Artistas realizam última edição da Tribo do Pixixita 

Com a participação de vários amigos do artista falecido em 2002, organizadores dizem que será a última edição no formato que vem sendo feito há 16 anos

Reprodução

Há 16 anos vários artistas da cidade se reúnem para homenagear o saudoso músico Pixixita no evento Tribo do Pixixita. Nesta 17ª edição a festa será dia 13, às 19h no Restaurante Nativa Grill – Antigo seu Guma, atrás do Office Tower – Renascença II, e vai reunir nomes como Chico Nô, Sérgio Habibe, Rosa Reis, Flávia Bittencourt, Criolina, Tutuca, Joãozinho Ribeiro, Chico Saldanha, Beto Ehongue, Gerude, Cecília Leite, Erivaldo Gomes, Ronald Pinheiro, Camila Reis, Aziz Jr, Nivaldo Santos e discotecagem com Pedro Sobrinho.

Pixixita faleceu no dia 12 de abril de 2002, num acidente automobilístico. Todos os anos é homenageado por vários artistas maranhenses no show Tributo a Pixixita, que hoje se tornou Tribo do Pixixita, por ter se tornado um grande encontro de amigos, uma festa de música ao vivo para celebrar a vida do músico e engenheiro José Carlos Martins, mais conhecido como “Pixixita”.

Essa edição, segundo os organizadores, terá um sabor diferente. “Será uma noite para celebrar todas as edições realizadas até aqui, porque também estamos falando da última realização desse evento que já entrou para o calendário cultural. Sim, será a última edição do evento nesse formato. Vivemos edições lindas e viveremos mais uma nessa noite que promete remexer em boas memórias com todo saudosismo de quem já viveu esse evento e de todos que se sentirem tocados para conhecerem de perto um evento já histórico e único”, diz a organização.

Uma noite que reunirá talentos consagrados que já percorrem uma longa estrada musical e abrindo também para músicos mais novos que valorizam, buscam conhecer e beber nos saberes musicais dos seus antecessores. Segundo a organização, será uma noite para celebrar todas as edições já realizadas.

A Tribo do Pixixita segue para sua décima sétima edição e permanece com idealização do músico Chico Nô que foi um grande amigo de Pixixita e com toda força do seu filho Nelsinho Brito Martins e tantos outros que contribuíram e contribuem para que essa Tribo do Pixixita ainda seja tão vivo e aclamado.

O legado

Professor da Escola de Música do Maranhão, Pixixita faleceu em 2002 aos 50 anos, de acidente automobilístico. O primeiro tributo foi em 2004, durante uma apresentação no encontro A Vida é Uma Festa, que é realizado nas noites de quinta-feira na Praia Grande. A ideia foi do cantor e compositor Chico Nô. Desde então, a cada edição misturam-se novos e experientes artistas para celebrar.

Para Nelsinho, o maior legado dele foi ter deixado tantos amigos e discípulos, como os alunos que ensinava quando era professor.

Em 16 tributos já realizados em vários espaços da cidade inúmeros artistas já se apresentaram, a exemplo de César Nascimento, Tião Carvalho e Flávia Bittencourt, grupo Afrôs, banda PedeGinja, Marcos Magah, Ronald Pinheiro, Cecília Leite, Santa Cruz, Chico Saldanha, Sérgio Habibe, entre outros.

“Os artistas demonstram uma vontade de participar do show, que na verdade acaba se tornando um grande encontro de amigos. Às vezes na plateia tem mais artista do que no palco prestigiando o nosso trabalho. Isso é legal. E aí acaba rolando alguma surpresa de alguém que está assistindo ir participar também. É um evento muito gostoso”, avalia Chico Nô. Quando estudava na Escola de Música, Chico foi aluno de Pixixita, na disciplina de e acabaram virando amigos. Além disso, eram vizinhos e saiam bastante juntos.

VER COMENTÁRIOS
COLUNAS E OPINIÃO
Concursos e Emprego
Polícia
Você, Gastrô!
Entretenimento e Cultura
Mais Notícias