ESCOLA DE SAMBA

Escola de Samba Imperio Serrano vai mostrar a religiosidade do maranhense no Carnaval

As maiores romarias do estado serão lembradas na Escola de Samba Império Serrano do Monte Castelo, que mostrará a fé e devoção dos maranhenses nos santos católicos

Reprodução

A Escola de Samba Império Serrano terá como enredo para o carnaval 2019 Romarias do Maranhão, Um Império de Fé. No desfile, a Império Serrano fará uma caminhada por esse Império de Fé e manifestação popular, religiosa e cultural, contando a história das Romarias e Romeiros do Maranhão e falando sobre as origens dessa atividade de fé e peregrinação. Acreditando que a crença, a fé possam nos levar a um lugar mais humanizado onde as pessoas possam pedir graças especiais, cumprir promessas e agradecer graças recebidas.

De acordo com a sinopse feita pela pesquisadora Nayla Viana, que assina junto com os colaboradores e Nélio Silva e Wilson Bozzó, a escola prestará uma homenagem às romarias do estado do Maranhão, dando ênfase às mais populares, ou seja, a de Nossa Senhora da Conceição (Bairro do Monte Castelo em São Luís), Nossa Senhora de Nazaré (Bairro do Cohatrac, São Luís), São Raimundo Nonato dos Mulundus (Município de Vargem Grande) e São José de Ribamar  padroeiro do Maranhão ( município do mesmo nome e da cidade com o mesmo nome) na Região Metropolitana de São Luís, que recebe milhares de romeiros para os dias de festa no mês de setembro. Para melhor compreensão do enredo, faremos uma viagem ao tempo, desde os primórdios da história do surgimento do cristianismo, até chegarmos às principais romarias do Maranhão.

A Império Serrano vai mostrar as primeiras romarias surgidas no Brasil e no Maranhão como a Romaria de Nossa Senhora da Conceição (Bairro do Monte Castelo) que é realizado há mais de 200 anos em São Luís. O Festejo da Conceição é uma das maiores festas religiosas do Maranhão. A história de devoção começou em 1805, quando foi criada a paróquia Nossa Senhora da Conceição, com sede na Rua Grande, onde hoje está situado o Edifício Caiçara. A data de 08 de dezembro é considerada feriado em São Luís. A escola também mostrará a  Romaria de Nossa Senhora de Nazaré (Bairro do Cohatrac) que começou em 1992,  em comemoração ao aniversário de 200 anos do Círio de Belém, a imagem paraense da santa, que esteve em peregrinação pelas capitais brasileiras e visitou o bairro.

O enredo também vai levar para a passarela a Romaria de São Raimundo Nonato dos Mulundus, da cidade de Vargem Grande, onde milhares de devotos seguem em romaria em celebração. A festa para o “santo vaqueiro” é realizada há 180 anos na região e vem atraindo cada vez mais romeiros. Também não faltará a Romaria de São Jose de Ribamar, que é o terceiro município mais populoso do estado do Maranhão. A romaria de São José de Ribamar recebe milhares de romeiros para os dez dias de festa no mês de setembro.

VER COMENTÁRIOS
COLUNAS E OPINIÃO
Concursos e Emprego
Polícia
Você, Gastrô!
Entretenimento e Cultura
Mais Notícias