Design de interiores

Quais, como e onde usar as mesas de centro e mesas laterais

Listamos algumas dicas para o leitor que curte seguir tendências no mobiliário da casa, que possui mesas, porém não sabe onde localiza-las em sua casa

(Foto: Divulgação/Evidência Móveis)

De centro, lateral, de canto ou de apoio, as mesinhas estão presentes em todos os estilos de decoração e é possível que não deixarão de ser usadas. Elas são multifuncionais e deixam a decoração cheia charme e estilo.

Com diferentes usos, sempre fica a dúvida de qual, como, onde usar e decidir pela mesinha ideal. A dúvida é mais comum do que se possa imaginar, por isso, em parceria com a Evidência Móveis, preparamos um guia básico para mostrar melhores formatos, medidas e também como decorá-las.

Mesa de Centro

Como escolher: para a sua sala de estar não perder o aconchego, é indicado deixar no mínimo 60cm entre a mesinha e o sofá, lembre-se de não colocar obstáculos no espaço de circulação das pessoas. A dica é verificar as medidas da sua sala.

Formato: se a sala de estar for quadrada, a melhor opção de mesinha será o formato quadrado ou redondo. E se o espaço for retangular, opte pelas mesas ovuladas ou retangulares. O propósito dessas combinações é dar a sensação de continuidade ao ambiente.

Tamanho: o espaço que você tem disponível é que vai definir o tamanho da sua mesinha. Se o seu ambiente é pequeno, prefira móveis menores, existem várias mesas de centro com medidas especiais para ambientes compactos.

Para Decorar: além de deixar o ambiente ainda mais charmoso, as mesinhas também servem para apoiar objetos na sala de estar. Aqui, a dica é decorar sem perder a funcionalidade. E para isso é preciso estar atento às necessidades dos moradores da casa. Não se esqueça de deixar espaço disponível para apoiar xícaras, copos e aperitivo por exemplo. Na hora de compor os objetos na mesa, ajuste-os de forma simétrica, variando a altura, espessura, cores e formatos das peças.

“Uma dica para decorar uma mesa de centro em qualquer estilo é colocar objetos que transmitam a personalidade dos moradores da casa. São opções também arranjos, miniestátuas, velas, livros e revistas”, explica Bruno Max, diretor da Evidência Móveis.

Para quem tem a sala de estar ampla pode aderir usar duas mesinhas de centro, uma maior e uma menor.

Mesas Laterais

Tamanho: assim como a mesa de centro, o tamanho da mesinha lateral é fundamental para garantir a harmonia ao ambiente. “Se você tem pouco espaço sobrando ao lado do sofá, por exemplo, escolha um modelo pequeno e simples para ocupar o lugar sem prejudicar o restante do espaço”, explica Bruno.

A mesinha lateral é uma excelente opção para substituir a mesinha de centro quando a sala de estar é pequena. A troca também facilita a circulação das pessoas.

Onde colocar: a mesinha lateral é uma evolução da conhecida “mesinha de telefone”, e o lugar original dela é ao lado do sofá. Como em muitas residências o telefone fixo deixou de existir, a mesinha lateral se tornou o lugar para porta-copos, controle de TV e enfeites, mas continua sendo usada na maioria das vezes, na lateral do sofá ou entre poltronas.

Para Decorar: Você pode decorá-lo com relógio, vasinhos de flor, lembranças de viagens ou mesmo luminárias.

As mesinhas, laterais ou de centro, na decoração, são bem versáteis e podem ser usadas de diversas formas. Agora, que você já sabe como e onde usá-las, é apostar nesse móvel pra dar um up na decoração?

VER COMENTÁRIOS
COLUNAS E OPINIÃO
Concursos e Emprego
Polícia
Você, Gastrô!
Entretenimento e Cultura
Mais Notícias