SAIBA MAIS

Pensa em ter uma arma? Conheça o Clube de Atiradores do Maranhão

O Clube de Atiradores do Maranhão, CLAM, funciona desde 1974 e está localizado na rua Afonso Pena, no Centro Histórico.

No início do mês de janeiro, o presidente Jair Bolsonaro assinou medida que flexibilizou a posse de armas, com isso, muito foi discutido sobre o assunto. Para saber mais, o Jornal O Imparcial procurou o Clube de Atiradores do Maranhão que já possui mais de 40 anos de experiência nesse ramo.

Nagib Jorge Feres, diretor do Clube há mais de 10 anos, contou que houve um aumento na procura por aulas de tiro, mas que percebe que a maioria dos alunos chega lá com pouca informação sobre a questão.  Já que existe uma diferença entre o porte de arma de fogo e o porte de trânsito que é o tipo permitido para os atiradores esportivos.

Foto: Reprodução

O porte de trânsito garante que o cidadão possa carregar junto a ele uma arma de fogo de um local de origem até um local de destino, como exemplo: da casa de um aluno até o Clube. Entretanto, é necessário lembrar de estar sempre com o Certificado de Registro da Arma de Fogo, CRAF, em mãos. Para aqueles que possuem um porte de trânsito, o Exército não diferencia as armas de uso restrito ou permitido, desde que ela conste no acervo do atirador.

O diretor do clube disse ainda que, embora algumas mulheres façam as aulas, a maior procura vem do público masculino. Já a motivação dos alunos vai desde o desejo de ter uma arma para se proteger até o gosto pelo esporte.

 O que se percebia antes da flexibilização da posse de armas é que muitos brasileiros estavam procurando uma certificação, de atirador, caçador ou colecionador, para conseguir a permissão de ter uma arma em sua residência.

É necessário esclarecer que, mesmo com as novas medidas, o direto à posse de armas é diferente do porte. As mudanças ocorreram nas esferas relacionadas aos processos necessários para garantir a posse.

O que é preciso para matricular-se no Curso de Atirador?

No Clube De Atiradores do Maranhão, as exigências são:  Ter mais de 25 anos e não ter antecedentes criminais.

Foto: Reprodução

Como funciona o Curso?

As aulas são divididas entre teóricas e práticas. O Clube também oferece a opção do curso de formador  e também reciclagem de vigilantes. Professores qualificados auxiliaram em todas as etapas e somente dentro das salas de tiro é que os disparos são permitidos.

VER COMENTÁRIOS
COLUNAS E OPINIÃO
Concursos e Emprego
Polícia
Você, Gastrô!
Entretenimento e Cultura
Mais Notícias