PETS

Cachorros e o verão: seis dicas com tudo o que você precisa saber

Tosa, passeios, doenças, banho e alimentação. Donos de cães precisam ficar atentos com cuidados especiais nesse período de calor elevado

Reprodução

Cachorro combina com férias e verão. Passeios na praia, viagem com a família, banho de sol e muita brincadeira. Mas é preciso que os proprietários de cães tenham cuidados específicos com seus pets nessa época do ano, que registra temperaturas elevadas e pode afetar seu amigo peludo.

“No verão, época em que temos temperaturas mais elevadas, é importante que o tutor saiba que o cão não sofre perda de calor como nós, por meio da transpiração, do suor. Esta perda de calor no cão se dá por meio da ofegação e por meio de glândulas que ficam nas patas, entre os dedos”, explica o médico-veterinário Alexandre Merlo e gerente técnico da Zoetis.

Confira uma série de precauções que o tutor deve ter neste momento com o cão:

Deixar água limpa e sempre disponível

Como o cão não tem perda de calor pelo suor como os humanos, a água é importante para que ele se refresque. Atenção se a vasilha de água não fica exposta ao sol. A água deve estar limpa e fresca.

Banho

A maioria dos cães, que vive em casa ou apartamento, toma banho uma vez por semana. Para animais de porte pequeno, essa frequência pode ser mantida. Para os de porte grande, que muitas vezes não tomam banho toda semana, podem ser banhados com mais frequência.

Próxima »1 / 3
VER COMENTÁRIOS
COLUNAS E OPINIÃO
Concursos e Emprego
Polícia
Você, Gastrô!
Entretenimento e Cultura
Mais Notícias