Entretenimento e Cultura · ENTREVISTA EXCLUSIVA

Procuramos a Federação Espírita do Maranhão para entender melhor o caso João de Deus

O Imparcial conversa com presidente e diretor da Femar sobre a prática do médium, os supostos abusos sexuais e suas consequências para ele, as vítimas e o espiritismo

À esquerda, Fabio de Carvalho, e ao seu lado, Osmir Freire, presidente da Femar (Alan Azevedo / O Imparcial)
À esquerda, Fabio de Carvalho, e ao seu lado, Osmir Freire, presidente da Femar (Alan Azevedo / O Imparcial)

João de Deus é espírita?

Nós consideramos ele um espiritualista. É preciso não confundir espiritualismo com espiritismo. O espiritismo começou com Allan Kardec, com o lançamento do Livro dos Espíritos em 1857, e tem seus princípios, que são todos alicerçados na moral de Jesus. Espiritualismo é acreditar na existência do espírito.

Ele não é um médium espírita no conceito espírita, porque o espiritismo não tem rituais e lá [na casa Dom Inácio Loyola] tem. A prática espírita é sempre gratuita, como orienta o Evangelho. Então se tem pagamento, não é espiritismo. Porque espírito não recebe pagamento. O médium é apenas o meio, é ele quem traz a informação, ele é apenas um intermediário.

Vítimas e a fraude de fé

A forma como ele atraía as pessoas era para lhes oferecer algo de bom e nunca algo de ruim. Estamos diante de casos que sugerem fraude de fé. As pessoas acreditavam piamente que poderiam ser assistidas espiritualmente e na verdade foram enganadas, porque saíram em situação pior do que chegaram. Vieram com problemas de natureza emocional e saíram com problemas mais graves ainda e isso vai obviamente gerar efeitos naturais. Porque não existe nenhuma ação que não repercuta em alguma reação.

Muitas pessoas renascem com vários problemas, físicos e psicológicos. Porque elas trazem traumas do passado. Então imagina as marcas que ficam no emocional dessas vítimas. Essa recuperação leva séculos. Temos muitos irmãos e irmãs reencarnados que trazem traumas do passado. O fato é que as consequências dos seus atos foram muito graves. Nós temos casos de pessoas que em uma encarnação não conseguirão superar os traumas vivenciados pelas ações supostamente praticadas por ele.

Compartilhar