Dia de São Cristóvão: entenda os simbolismos e veja as orações para o santo
São Cristóvão é celebrado todo dia 25 de julho. Confira agora algumas curiosidades por trás da simbologia da figura e orações para o santo
O Dia de São Cristóvão é comemorado nesta quarta-feira, 25. O santo é conhecido como padroeiro dos viajantes e dos transportadores, e seu nome significa “aquele que carrega Cristo”. Confira agora algumas curiosidades por trás da simbologia da figura e orações para São Cristóvão.
Leia também: Como ‘desencalhar’ com as simpatias mais curiosas para Santo Antônio
A história de São Cristóvão
O nome de São Cristóvão era Reprobus. Alto e forte, ele era filho de um rei em Canaã, uma terra de pagãos. Por conta de suas condições físicas, procurou homens mais forte que eles para servi-los, entre um rei que tinha medo do diabo, e outro que dizia ser o próprio satanás – que, por sua vez, tinha medo da cruz. Foi então que Reprobus decidiu servir Jesus, e morar às margens de um rio perigoso para fazer a travessia de pessoas em seus ombros.
A túnica verde de São Cristóvão
São Cristóvão veste uma túnica verde, que significa esperança. O sentimento foi, segundo os religiosos, cultivado pelo santo enquanto este estava na prisão por ser devoto a Jesus.
O manto vermelho
O martírio representou muito da história de São Cristóvão: o santo, ao conhecer Jesus, não o negou diante dos poderosos da época, conforme prega a fé católica.
O avental marrom de São Cristóvão
São Cristóvão também usa, em suas imagens, um avental marrom. De acordo com registros católicos, ele simboliza a humildade e serviço, uma vez que o santo deixou suas regalias enquanto filho de rei para servir as pessoas fazendo as travessias no rio perigoso.
O menino Jesus
São Cristóvão carrega o menino jesus em seus ombros. Isso simboliza as vezes que a figura atravessou as pessoas no rio e viu o próprio Jesus em cada um. Isto, segundo os católicos, é uma alusão ao fato de que todas as vezes que se ajuda alguém, ajuda-se o próprio Jesus.
A imagem apresenta, ainda, Jesus com um globo na mão, que representa o peso que São Cristóvão sentiu em seus ombros pelo fato de o Messias “ser dono de tudo e todos”.