8 motivos que tornam o São João do Maranhão o melhor do Brasil
Se você é maranhense, deve conhecer de perto a tradição junina do estado. Caso esteja de passagem, veja quais são os encantos do São João do Maranhão!
A temporada de São João já está aberta! As prévias juninas já começaram na capital maranhense, e deixam um aperitivo para aqueles que têm como o mês de junho o ápice do ano. Confira agora oito motivos que tornam as festanças juninas do Maranhão as mais encantadoras do Brasil!
Leia também: Origem e evolução do Bumba-meu-boi
Temos toadas de Bumba-boi que arrepiam
Impossível não se emocionar com as toadas de Bumba-meu-boi (verdadeiras poesias) que já se tornaram clássicos na cultura maranhense. São diversas as letras que o maranhense já tem na ponta da língua, e que arrepiam ainda mais quando os batalhões pesados entram com as matracas, pandeirões e demais instrumentos.
Boi de Maracanã: “Maranhão, meu tesouro, meu torrão…”
Maranhenses:
…Além de um grande acervo da música popular
Temos ainda canções que fazem parte da cultura maranhense, compostas por artistas de talento e tradição inquestionáveis. “Boi da Lua”, “Boi de Lágrimas”, “Tempo Certo”, “Boi de Catirina” e “Mimoso” são apenas algumas das músicas de destaque, que dão o tom das nossas festas juninas.
Brilho e cores marcam as indumentárias dos grupos
Quem nunca pelo menos cogitou ser índia(o) de Boi ou vaqueiro, que atire a primeira pedra. Não necessariamente pela desenvoltura na dança, mas para fazer a festa com as belíssimas indumentárias, cheias de plumas, palhas, fitas e bordados, que deixam o São João do Maranhão ainda mais resplandescente!
Leia também: Quanto custa um grupo de Bumba-meu-boi?
Comidas típicas para se deliciar
Se ao redor do Nordeste as festas juninas são conhecidas pela variedade de receitas como pamonha, cuscuz, canjica, bolos, entre outros, no Maranhão temos ainda um plus com as comidas típicas. São verdadeiras refeições, com direito a vatapá, arroz de cuxá e tortas de camarão e caranguejo que deixam as festas ainda mais prazerosas.
Veja aqui cinco receitas para o São João
Temos o encontro de Bois na Capela de São Pedro
Todos os anos, no dia 29 de junho, em louvor a São Pedro, centenas de grupos de Bumba-meu-boi se reúnem na Madre Deus, na capela homônima ao santo. Da madrugada ao raiar do dia, é emocionante a devoção dos fiéis e dos brincantes!
…E a festa de São Marçal
Para quem tem pique e não cansa de bater matraca, temos também todo dia 30 de junho o encontro de Bumba-boi da Ilha no Largo de São Marçal, no João Paulo. Uma verdadeira maratona!
Nosso Bumba-boi é Patrimônio Cultural do Brasil
O Bumba-meu-boi, além de ser Patrimônio Cultural do Brasil pelo Iphan, pode também se tornar Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Unesco! São mais de 500 grupos em atuação no Maranhão, divididos entre os sotaques de Zabumba, Orquestra, Baixada, Zabumba e Costa-de-mão. Saiba mais sobre a tradição do Bumba Meu Boi.
Temos também ritmos para todos os gostos
Muito além do Bumba-boi, contamos ainda com ampla gama de ritmos e brincadeiras: Tambor de Crioula, Cacuriá, Dança do Coco, Bambaê de Caixa, Dança do Lelê, Dança Portuguesa e Dança do Boiadeiro!