A XI Festança Junina no Ceprama, prossegue neste Sábado (30) às 19h com show de Teresa Canto e apresentação do Boi Sotaque da Ilha, Boi de Santa Fé, Boi da Maioba (foto) e Companhia Barrica.
Os amantes dos festejos juninos de todo o Maranhão tem um encontro marcado com a cultura popular maranhense hoje e amanhã, a partir das 19h, na Festança Junina, no Ceprama, que a cada ano atrai um público cada vez maior, refletindo a expectativa dos maranhenses pelo início dos festejos do mês de junho em São Luís. Essa é décima primeira edição do evento que faz parte do calendário cultural da cidade e abre, ainda que extra oficialmente os festejos juninos na Ilha com grupos de bumba meu boi dos sotaques de matraca, de orquestra e da baixada, além de shows musicais.
A programação de hoje se inicia às 19h com o show do cantor e compositor maranhense Josias Sobrinho que interpretará clássicos da música popular maranhense apresentando um repertório com belas canções como Engenho de Flores, Terra de Noel, Catirina, Dente de Ouro e De Cajari pra Capital. A noite terá ainda show do cantor e compositor Mano Borges. Em seguida, o palco do Ceprama vai se encher de cores com as indumentárias dos bois do sotaque de Orquestra de Axixá, depois os Bois de Nina Rodrigues e Morros. O boi de Maracanã vai encerrar a noite ao som das matracas com seu batalhão de matraqueiros e pandeireiros, formando trincheira com suas índias, caboclos de pena e caboclos de fita. Com o Boi de Maracanã, o público vai poder lembrar toadas inesquecíveis do Mestre Humberto de Maracanã como Maranhão, meu tesouro, meu torrão.
Amanhã, 30, a programação começa às 19h30 com o show da cantora Teresa Canto, que animará o público com toadas de bois dos vários sotaques e muito forró. Em seguida, começa apresentação do Boi da Ilha Sotaque de Orquestra, seguido do Boi da Maioba (matraca), Boi de Santa Fé (baixada) que se apresenta com exuberantes vaqueiros e cazumbas e seu sincronizado cordão de índios.
O encerramento fica por conta do Boi Barrica. Às 22h30 os bailarinos do grupo exibirão belas coreografias inspiradas nos passos dos mais variados personagens do Bumba-meu-boi maranhense ao som da orquestra Barrica que vai premiar aqueles que resistirem até o final da festança com novas canções ou lembrando canções antigas como Caixinha de Segredos, Lua Cheia, Linda Vaqueirada, Namorada e Estrela do Cruzeiro.
Para este ano, a produção do evento programou uma homenagem póstuma ao mestre Humberto de Maracanã. “A Festança reúne os mestres de Bumba meu boi e os artistas maranhenses numa mostra da diversidade rítmica e musical de nossa gente”, revela Mário Jorge Gonçalves, produtor do evento.
SERVIÇO
O quê? Festança Junina no Ceprama
Quando? Hoje (29) e amanhã (30), às 19h
Onde? Ceprama (Madre Deus)
Quanto? R$ 10. Produção: Mário Jorge