SEM COMEMORAÇÃO

Dia do Estudante no esquecimento?

Data relembra a chegada do ensino superior ao país ainda na época do império.

Santander Graduação 2023 abre inscrições de bolsas de estudo ao longo de um ano para auxiliar universitários com custos escolares. (Foto: Divulgação)

No Brasil, o Dia do Estudante é comemorado em 11 de agosto, desde 1927. Um século antes, o então imperador, Dom Pedro I, instituiu no país os primeiros cursos de ciências sociais e jurídicas nos estados de São Paulo e Pernambuco.

Anteriormente, as pessoas que desejavam obter um curso de ensino superior tinham que se deslocar até Portugal, mais precisamente à cidade de Coimbra.

Em meio às comemorações dos cem anos do curso de Direto, foi sugerido por Celso Gand Ley, que o 11 de agosto ficasse marcado como Dia do Estudante.

Passados quase duzentos anos desde a implementação dos primeiros cursos superiores em território nacional, a data parece passar despercebida aos olhos dos próprios estudantes.

Segundo Pedro Viana, estudante de uma faculdade particular na capital maranhense. “Não sabia que era comemorado no dia 11 de agosto, mas acredito que é um dia importante merece ser celebrado, até porque no nosso país, os problemas relacionados com a educação são grandes, o analfabetismo, por exemplo, ainda existe, e deve ser também um dia de debate para incluir políticas públicas para as classes mais vulneráveis”, afirma.

Pedro, estudante universitário, desconhecia a data. (Foto: Arquivo Pessoal)

Internacionalmente o Dia do Estudante é celebrado em 17 de novembro, desde 1941, em homenagem aos estudantes da antiga Tchecoslováquia que lutaram contra os nazistas que invadiram o país durante a Segunda Guerra Mundial.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias