COTAS RACIAIS NA UFMA

Mais de 300 alunos e ex-alunos suspeitos de fraude

A investigação, que já vinha sendo feita desde o início do ano passado, ganhou novos processos após uma campanha de denúncia feita em uma rede social.

Saiba como se inscrever no Sisu. (Foto: Reprodução)

Alvos de processos de investigação, 352 alunos e ex-alunos da Universidade Federal do Maranhão estão sendo convocados para provar que realmente atendem às exigências do sistema de cotas racial para ingresso na instituição federal.

A investigação, que já vinha sendo feita desde o início do ano passado, ganhou novos processos após uma campanha de denúncia feita em uma rede social, em junho do mesmo ano, expondo mais pessoas que supostamente teriam fraudado o sistema.

A partir de então, a Pró-Reitoria de Ensino da UFMA formou duas comissões: a primeira, de heteroidentificação; e a segunda, recursal, todas compostas por profissionais experientes na promoção de igualdade racial.

As denúncias de fraudes no sistema de cotas que chegaram, motivadas pela campanha, referem-se aos anos anteriores, quando o sistema era autodeclarado, segundo a Lei de Cotas nº 12.711, aprovada em 2012, que determinou às Universidades Federais a adoção das cotas raciais, usando como critério a auto declaração.

No fim do ano passado, a UFMA aprovou a resolução 1.899-CONSEPE-2019, que instituiu a Comissão de Validação da Declaração Étnico-Racial de Estudantes Pretos e Pardos da UFMA, para aferir a auto declaração e coibir possíveis fraudes.

“Essa comissão tem por atribuição entrevistar os candidatos nas vagas das cotas raciais para aferir suas características fenotípicas e verificar e validar a auto declaração étnico-racial deles”, explicou o presidente da comissão, Acildo Leite.

Nesta fase do processo, os denunciados estão apresentando suas defesas à Comissão da UFMA. Segundo a comissão, cerca de 99% dos investigados ainda tem algum vínculo com a universidade e fazem parte do rol de denúncias de quem ingressou na instituição do ano de 2015 em diante, quando era necessário apresentar apenas a auto declaração.  Agora, eles precisam fazer a entrevista presencial para validar o documento que apresentaram. Mesmo os que concluíram o curso foram convocados.

A OAB também acompanha os processos por meio da Comissão da Verdade da Escravidão Negra do Brasil. “Ano passado devido à alta demanda que existia de denúncias de fraude de cotas raciais na internet foi criado o Observatório de Cotas Raciais, então, dessas mais de 400 notícias que a gente enviou para a UFMA, foi feito um filtro, e desse filtro, 352 pessoas já formadas ou ainda cursando estão sendo chamadas para passarem pelo processo de heteroidentificação pela comissão da UFMA.

Caso não seja comprovado esse direito e ficando comprovada a fraude, a pessoa será desligada do curso, e quem tiver formado terá o seu diploma cancelado, porque é como se o processo tivesse se tornado nulo, como se não tivesse sido aluno da universidade”, explicou o presidente da Comissão da Verdade da Escravidão Negra do Brasil, Erik Moraes.

Apenas 25 se apresentaram

A convocação é por agendamento e as entrevistas são realizadas duas vezes por semana com capacidade para atender 25 por dia. Mas no quarto dia de agendamento apenas 25 estudantes haviam comparecido para se defender. Serão cumpridas 3 etapas de notificação: por e-mail, em seguida por AR (Aviso de Recebimento pelos Correios), e uma terceira notificação que será por edital.

 “Caso não haja comparecimento depois da terceira convocação, nós daremos andamento com o material que nós já temos coletado. Nós fizemos diligências reunindo documentação desse aluno, mas a gente também está cumprindo o rito de que o denunciado tem ampla defesa. Muitos deles já mandaram notificação de defesa por escrito, ou individual ou por meio de advogado. Mas poucos estudantes estão respondendo”, disse o o presidente da comissão, Acildo Leite.

Essa etapa do processo, que é a final para juntada dos documentos era para ter iniciada em abril, mas foi adiada em função da pandemia. Após o parecer da comissão será aberto um prazo recursal para aqueles que compareceram e tiveram sua defesa indeferida. Então, segundo Acildo, encerrando essa etapa no mês de julho, será aberto recurso com uma nova banca de avaliação. “Esta etapa de entrevistas, considerando o prazo de recurso de quem compareceu, será encerrada entre agosto e setembro. Ainda temos a convocação e reconvocação da grande maioria que ainda não compareceu, porque precisamos esgotar todas as formas de defesa desse estudante”, disse Acildo.

Observatório das Cotas Raciais

O dispositivo, criado pela  OAB Maranhão, em parceria com Defensoria Pública do Estado (DPE/MA) e a Defensoria Pública da União (DPU/MA) é um canal de denúncias de irregularidades e supostas fraudes ao sistema de reserva de vagas para candidato(a)s negro(a)s em concursos, processos seletivos e vestibulares nas Universidades Públicas e Concursos Públicos no Estado do Maranhão.

Além do crime de falsidade ideológica, a pessoa que usa indevidamente a cota racial, acaba por prejudicar o real sentido para o qual a Lei foi criada, retirando o espaço de quem, por direito, deveria ocupar.

“As fraudes subvertem a finalidade das cotas, que são uma medida de ação contra a desigualdade em um sistema que privilegia um grupo racial em detrimento de outros, estes, oprimidos perante a sociedade. As ações afirmativas seriam então uma maneira de colocar essas pessoas no mesmo patamar de concorrência”, afirmou o presidente da Comissão da Verdade da Escravidão Negra do Brasil, Erik Moraes.

As fraudes subvertem a finalidade das cotas, que são uma medida de ação contra a desigualdade em um sistema que privilegia um grupo racial em detrimento de outros, estes, oprimidos perante a sociedade.

Pelo menos 500 notícias de denúncias estão sendo recebidas pela OAB e encaminhadas para órgãos e instituições que tenham estabelecido cotas em seus concursos e seletivos. “A gente continua fiscalizando para que as cotas funcionem para a devida função social delas que é corrigir injustiças históricas, resquícios da escravidão que durou quase 400 anos aqui no Brasil”, apontou Erik Moraes.

A distribuição de vagas leva em consideração dados específicos. Na UFMA, as vagas raciais são oferecidas na ingressão por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e a porcentagem é selecionada de acordo com o percentual étnico do estado. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Maranhão, 76% da população é autodeclarada preta ou parda, e 0,5% é autodeclarada indígena. As cotas também envolvem fatores de classe, com critérios de estudantes egressos de escolas públicas ou estudantes com renda igual ou menor que 1,5 salário mínimo.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias