Comitê da saúde é criado para garantir fiscalização no retorno às aulas da rede estadual
O comitê deve ser composto por professores, alunos e profissionais da saúde
Na manhã desta sexta-feira (24), durante coletiva de imprensa, o Governador do Maranhão, Flávio Dino, falou sobre o retorno das aulas e os números indicativos do novo coronavírus no estado.
Com o retorno das aulas presenciais com data prevista para o dia 10 de agosto, o governador informou que foi elaborado um comitê para garantir a fiscalização e cumprimento das normas sanitárias por meio das instituições.
“Contamos com o comprometimento dos professores, mas tivemos o cuidado de colocar nos protocolos um comitê participativo de saúde. Ele pode ser composto por alunos, professores e profissionais da saúde, estando a frente a Secretaria de Educação para garantir o retorno com maior segurança para todos” comentou o Governador
Ainda durante coletiva, Dino informou que a fiscalização das instituições da rede privada deve ser realizada pela família dos alunos. Caso haja algum tipo de abuso ou irregularidade em relação as normas sanitárias, o Procon deve ser acionado e o órgão se encarregará de realizar a fiscalização do local.
Chips para alunos da rede pública
Na coletiva Flávio Dino informou ainda que foi realizado um decreto para requisição de 90 mil chips com pacote de internet que devem ser distribuídos aos alunos, com o objetivo de garantir que todos tenham acesso às aulas não presenciais.
“Os chips vão começar a ser fornecidos a partir da próxima semana, sendo encaminhados para as gestões escolares que realizaram a distribuição aos estudantes do 3° ano do ensino médio”, completou o governador
Retorno das aulas presenciais
Segundo o governador, a previsão de voltas às aulas para os alunos do 3° ano do ensino médio deve ser mantida, sendo realizada de forma gradual e híbrida, intercalando aulas presenciais e online. As instituições devem se manter atentas as regras que estão disponíveis no protocolo pedagógico que foi divulgado na última segunda-feira (20).
E quando se tratando do retorno das aulas em grande escala nos demais municípios, o Governador informou que isso vai depender da situação sanitária de cada cidade. Sendo o uma decisão que fica a critério dos prefeitos municipais.
Coronavírus no Maranhão
De acordo com o último boletim divulgado na noite desta quinta-feira (23), o Maranhão registrou 1.757 novos casos confirmados e 30 óbitos por coronavírus. Ao todo, o estado já contabiliza 111.488 casos confirmados e 2.840 mortes. A taxa de letalidade da Covid-19 registrou queda e está em 2,54%.
O Maranhão possui 96.851 pacientes recuperados do vírus. Mais de 242 mil testes foram realizados desde o inicio da pandemia, com objetivo de diagnosticar a doença.
Leitos de UTI
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), o estado possui 425 leitos de UTI e 1.081 leitos clínicos. Destes, estão vazios 50% dos leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) direcionados para o novo coronavírus.