FICA A DICA

10 assuntos que podem ser tema da redação do Enem 2019

O atual governo, meio ambiente versus desenvolvimento econômico, uso da tecnologia e outros assuntos que podem ser abordados na redação deste ano

Mais um fim de ano se aproxima e muitas pessoas já estão na expectativa para a chegada das tradicionais festividades, mas para boa parte dos estudantes o fim de ano é um momento de muita tensão, isso porque com ele chega o temido vestibular. Mesmo quem se preparou o ano todo fica com aquele friozinho na barriga só de pensar nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, que esse ano será realizado nos dias 03 e 10 de novembro.

Desde 2017, a prova acontece em dois domingos seguidos e a redação é aplicada no primeiro final de semana. A produção de uma boa dissertação argumentativa, que é exigida pelo exame, com coesão, de acordo com as regras da Língua Portuguesa e dentro do tema exigido, são alguns dos requisitos para ir bem na prova. O aluno também deve estar bem informado sobre as atualidades do país e do mundo, pois são esses assuntos que costumam se tornar o tema da redação.

Se manter atualizado com tanta informação nova chegando a todo momento e ainda ter que estudar outras matérias para ter um bom desempenho na prova, é uma difícil missão. Com o intuito de  ajudar nossos leitores, O Imparcial conversou com a professora do curso Alfa2, Lorena Barbosa, com Antônio Mendonça, professor de Redação, Língua Portuguesa e Literatura também do curso Alfa2 e com o professor e membro da Academia Cearense da Língua Portuguesa, Marcelo Braga, que nos sugeriram dez possíveis temas de redação que podem estar no exame este ano.

Um ponto importante é que em 2018 o professor Marcelo, que também dá aulas online, sugeriu aos seus alunos o tema ‘Privacidade como Mercadoria’, os textos motivadores incluíam a utilização de dados dos usuários, coincidentemente, o tema do Enem 2018 foi ‘Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet’. Então acompanhe essa lista pode ser que o tema deste ano esteja aqui.

Próxima »1 / 11
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias