CONSUMIDORES

Ludovicenses ainda preferem shoppings na hora de comprar presente dos pais

A Rua Grande é tradicionalmente conhecida como o principal centro comercial de São Luís e ocupa o segundo lugar da lista de locais para comprar.

De 2018 para cá, o crescimento nesta escolha foi de +24,9%. Na pesquisa anterior, os shoppings eram a preferência de 55,8% do público entrevistado. (Foto: Freepik)

A Pesquisa de Intenção de Consumo para o Dia dos Pais mostrou que a preferência dos consumidores ludovicenses pelos shoppings continua em alta.

Em São Luís, 69,7% do público entrevistado afirmou ter pretensão de comprar o presente da data comemorativa nestes centros lojistas, sendo a primeira opção entre as escolhas de lugares.

O motivo desta preferência que tem se repetido nos últimos levantamentos realizados pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Maranhão (Fecomércio-MA) se dá, principalmente, pela variedade de produtos, lojas e segmentos comerciais contidos nestes locais.

O conforto, a facilidade de acesso e a comodidade para estacionamento também fazem com que as lojas de shopping centers sejam atrativas aos consumidores que não querem deixar o Dia dos Pais passar em branco.

De 2018 para cá, o crescimento nesta escolha foi de +24,9%. Na pesquisa anterior, os shoppings eram a preferência de 55,8% do público entrevistado.

A Rua Grande, que é tradicionalmente conhecida como o principal centro comercial de São Luís, ocupa o segundo lugar da lista de locais para comprar o presente dos pais, sendo a escolha de 34,3% dos consumidores.

Isto representa uma alta de +4,9% na preferência dos ludovicenses, que é explicada pelo público que pretende visitá-la em busca de presentes mais acessíveis e com variedade similar aos shoppings. Em 2018, a Rua Grande era a escolha da fatia de 32,7% dos consumidores entrevistados.

Compras online

Um destaque que a pesquisa mostra são as intenções de compra pela internet, que atendem ao gosto de 14,7% do público, aparecendo, pela primeira vez, na terceira posição do ranking de opções.

Neste Dia dos Pais esta preferência disparou com um aumento de +465,4%, ou seja, cresceu cinco vezes mais em relação à pesquisa realizada em 2018 (2,6%).

Isto mostra que a expansão do e-commerce durante a pandemia incentivou ainda mais a adesão e criação de canais de vendas online para as lojas físicas, incluindo aquelas localizadas em São Luís.

“A chegada da Covid-19 obrigou muitos lojistas a fazerem o uso de redes ou mídias sociais e outras plataformas para divulgar e vender seus produtos e serviços. Nesse sentido, os consumidores também veem nas ferramentas online uma ótima opção para realizarem suas compras sem a necessidade de sair de casa”, avalia o presidente da Fecomércio-MA, Maurício Feijó.

Motivos para comprar

Entendendo que tudo está mais caro, 46,1% dos consumidores afirmaram que as promoções e descontos são os principais motivos para entrarem nas lojas neste Dia dos Pais.

Já a variedade e qualidade dos produtos disponíveis, são aspectos considerados relevantes para 26,8% e 24,1% do público entrevistado, respectivamente.

Outro destaque apontado pelos consumidores como um motivo relevante para as compras é a composição das vitrines.

Com 21,4% dos entrevistados declarando que elas são consideradas atrativos para que possam fazer suas compras, isto simbolizou uma alta de +511,4% na preferência dos entrevistados, ou seja, seis vezes mais que o apurado em 2018 (3,5%).

O resultado mostra que neste cenário de dificuldades econômica, apelar para o lado comportamental e visual do consumidor pode ser uma boa solução para movimentar o volume de vendas do comércio varejista nestas próximas semanas.

Comemoração em alta

Com o arrefecimento da pandemia, a intenção de comemorar o Dia dos Pais cresceu +20,3% em 2022 e é a maior já registrada desde o início dos levantamentos em 2011. Neste ano, 68,8% dos consumidores afirmaram que devem celebrar a data.

Além de ser a segunda Pesquisa de Intenção de Compras de Dia dos Pais consecutiva de aumento da intenção de comemorar, o dado mostra uma tendência observada em todos os levantamentos de datas comemorativas realizados pela Fecomércio após a Covid-19, a exemplo do Dia das Mães e dos Namorados.

Os ludovicenses estão encarando cada vez mais as datas comemorativas para celebrar e aproximar o convívio com seus familiares.

Este comportamento dos consumidores pode auxiliar os segmentos vinculados ao setor de serviços, como alimentação (bares e restaurantes), hospedagem e outros.

Locais para celebrar a data

Neste ano, os shopping centers ou cinema se destacam mais uma vez na pesquisa como o principal local apontado para celebrar o Dia dos Pais.

Com 49,4% dos entrevistados declarando que pretendem comemorar nestes locais, o levantamento indica que a celebração da data tenderá a ser menos intimista e mais voltada para locais com grande circulação de pessoas e opções de lazer.

Celebrar em casa ou em residência de parentes obteve uma queda de -18,4% entre as preferências, no comparativo com 2018, com 48% dos entrevistados manifestando esta opção.

Restaurantes e viagens tiveram redução considerável na preferência dos consumidores, passando de 12,8% em 2018 para 0,9% em 2022.

“A queda destas opções pode ser explicada pela ausência de feriados ou pontos facultativos próximos ao Dia dos Pais, que poderiam estimular a intenção de viajar, bem como os custos com passagem aérea, encarecidos pela elevação dos preços dos combustíveis”, explica Feijó.

Nota

A Pesquisa de Intenção de Compras do Dia dos Pais foi realizada entre 4 e 6 de julho de 2022, no município de São Luís, com 700 questionários aplicados em diversos pontos de fluxo de pessoas.

Os entrevistados têm idade acima de 18 anos, de modo que o tamanho da amostra foi espelhado com base na população adulta de São Luís estimada pelo último Censo Demográfico, que é de cerca de 70,6%.

O intervalo de confiança da pesquisa é de 95%, com desvio-padrão de 3,7% para mais ou menos.

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