Passo-a-passo

Veja como fazer a sua declaração do imposto de renda em casa

Novo prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda foi prorrogado e O Imparcial te ajuda sobre como fazer para declarar em casa.

Prazo para declaração do Imposto de Renda vai até 31 de maio. (Foto: Reprodução)

O Imparcial fez um tutorial para você declarar o IR

Para evitar dor de cabeça com a receita, a dica é reunir os documentos necessários com antecedência, realizar o preenchimento em etapas e acompanhar o status da declaração no site da Receita Federal.  O Imparcial te ajuda com algumas dicas importantes para que a sua entrega seja bem-sucedida.

Passo a passo
1.      Baixe o programa: Acesse o site da Receita Federal (www.gov.br/receitafederal); Acesse a opção “meu Imposto de Renda”;   Clique em “baixar o programa do Imposto de Renda”; No quadro IRPF 2022, clicar em “baixar programa”. Além do computador, também existe a possibilidade de fazer o preenchimento da declaração de forma online, pelo e-CAC, sem a necessidade de baixar ou instalar nenhum programa, ou ainda pelo app Meu Imposto de Renda para celulares e tablets;
2.      Abra e veja o que mudou:  Uma das novidades na declaração do Imposto de Renda 2022 é a possibilidade do recebimento da restituição (ou o pagamento do imposto) por Pix. Outra mudança  é a ampliação do acesso à declaração pré-preenchida, com o contribuinte recebendo um formulário preenchido e precisando apenas confirmar os dados antes de fazer o envio;
3.      Importe seus dados ou comece do zero: Assim que acessar o aplicativo/programa da Receita, o contribuinte verá a tela com três possibilidades de preenchimento: iniciar importando declaração de 2021, iniciar declaração a partir de pré-preenchida e iniciar declaração em branco, para quem quer começar do zero ou está fazendo pela primeira vez;
4.      Faça a identificação do contribuinte;
5.      Insira as informações dos dependentes, caso tenha;
6.      Preencha informações sobre rendimentos do trabalho;
7.      Verifique as pendências: Caso haja algum erro, volte e corrija-o. Aproveite para checar se não há nenhuma informação incompleta ou imprecisa. Se as informações estiverem corretas, pode seguir em frente.
8.       Envie a declaração: No menu ao lado esquerdo da tela do programa, após as verificações, você será perguntado qual o tipo de declaração você quer fazer: pelo desconto simplificado de 20% ou pelo modelo completo (gastos dedutíveis).  Você deve fazer a escolha e clicar em “Entregar declaração”. Caso você note que enviou alguma informação errada, existe a possibilidade de corrigir, por meio da declaração retificadora.

Resumão

Onde fazer a declaração
Escolha a plataforma que melhor se encaixa com o seu perfil: Programa de computador, declaração online, celular ou Tablet.

Como preencher
Declaração pré-preenchida (Se você tem uma conta gov.br, nível prata ou ouro, esta é a melhor opção. Inicie a sua declaração com vários campos já preenchidos com informações de fontes pagadoras, médicos, imobiliárias entre outros); Declaração com base na anterior; Declaração em branco.

Como enviar a declaração
Escolha o desconto; Após o preenchimento completo da declaração, escolha a forma de desconto: Os descontos legais levam em consideração suas despesas para reduzir o valor a pagar de imposto; O desconto simplificado aplica um único desconto padrão de 20% sobre os rendimentos.

Consulte as pendências
No momento do envio, o sistema pode indicar que existem pendências; Os erros são provocados pela falta ou digitação incorreta de informações obrigatórias. Corrija a informação para enviar a declaração.

Os avisos significam que informações opcionais foram deixadas em branco. Os avisos não impedem o envio da declaração, mas se recomenda completar as informações. O envio é feito pela internet, até o dia 31 de maio, utilizando quaisquer das plataformas de preenchimento.

Como corrigir declaração enviada

Se você enviou sua declaração, mas percebeu algum erro, basta enviar outra declaração com as todas as informações corretas (declaração retificadora). Lembre-se de informar o número do recibo da declaração que será retificada.

Essa informação é obrigatória em declarações retificadoras. E não se esqueça de usar o programa do mesmo ano que você quer retificar. Até o último dia do prazo de entrega você pode fazer a retificação e também pode trocar o regime de tributação (desconto simplificado ou deduções legais).

« Anterior2 / 2
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias