EM DIAS

Confira o calendário de pagamento do IPVA 2022 no Maranhão

A data de vencimento para cada veículo é determinada pelo número final da placa.

Quem optar por fazer o pagamento do IPVA tanto em cota única quanto parcelado terá um desconto de 20. (Foto: Reprodução)

Com o início de um novo ano, começa também um novo ciclo de pagamento de impostos. Entre as cobranças, o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) – tributo estadual cobrado pela posse de veículos automotores que circulam em estradas e rodovias. 

Por ser de arrecadação estadual, cada unidade federativa (UF) define o próprio calendário de vecimento. O pagamento do IPVA é obrigatório e a alíquota apresenta variação conforme o modelo e a o ano de fabricação do veículo, e também o estado onde o veículo está registrado.

Em alguns estados, o IPVA pode ser pago com desconto para quem opta pela parcela única. Para contribuintes que pretendem dividir o imposto, o parcelamento varia entre três e seis prestações. 

Confira abaixo o calendário para o pagamento do imposto no Maranhão:

Quem optar por fazer o pagamento do IPVA tanto em cota única quanto parcelado terá um desconto de 20%. O imposto poderá ser parcelado em até três vezes.

O contribuinte que optar pelo parcelamento, para obter o desconto, deve quitar as cotas até o vencimento em ordem crescente, de forma que o pagamento da segunda cota fique condicionado ao pagamento da primeira, e assim sucessivamente.

 1ª cota2ª cota3ª cota
Final de placa 1 e 27 de março6 de abril6 de maio
Final de placa 3 e 414 de março13 de abril13 de maio
Final de placa 5 e 621 de março20 de abril20 de maio
Final de placa 7 e 828 de março27 de abril27 de maio
Final de placa 9 e 031 de março29 de abril31 de maio

Caso haja atraso no pagamento das referidas cotas, estas poderão ser quitadas com acréscimo de multa e juros moratórios calculados a partir do vencimento das mesmas e sem desconto.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias