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Pesquisa aponta que Ludovicense vai gastar R$ 328 neste Natal

O cenário se mostra positivo para as vendas do período natalino, de acordo com levantamento da Fecomércio-MA feito com consumidores da capital maranhense

Reprodução

O mês de novembro acabou, o de dezembro está começando e com ele a expectativa para as festas natalinas. Mas se para a população em geral a ansiedade é para as festas, as confraternizações, para o comércio as perspectivas são para as vendas, na data mais lucrativa para o setor. E segundo a Pesquisa de Intenção de Consumo para o Natal 2019 realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA), o cenário é positivo.

O levantamento mostra que a média de intenção de gastos do ludovicense cresceu +6,5% em relação ao Natal de 2018. Com isso, o valor médio dos gastos foi calculado em R$ 328, representando uma aceleração acima da inflação dos últimos doze meses que foi de +2,5%, segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

De acordo com a Fecomércio-MA, a explicação está no processo de recuperação do mercado de trabalho. “Nos primeiros 10 meses do ano, a capital maranhense alcançou um saldo positivo de 6.598 empregos formais com carteira assinada. Com mais empregos, as famílias conseguem um aumento de renda que justifica esse resultado”, avalia o presidente da Fecomércio, José Arteiro da Silva.

Segundo o levantamento, formam o perfil do consumidor ludovicense mais propenso aos gastos este ano, as mulheres (R$ 344), pessoas com mais de 36 anos (R$ 407), com ensino superior completo (R$ 503) e renda familiar mensal acima de seis salários mínimos (R$ 815).

O estudo da Fecomércio-MA mostra que metade dos consumidores de São Luís (50,5%) tem a intenção de comprar pelo menos um produto para presentear no Natal deste ano. Já 64,1% dos consumidores têm a intenção de gastar também com a comemoração da data.

Dentre os produtos com maior intenção de consumo estão os artigos de vestuário e acessórios (60,6%), brinquedos (33,8%), itens de perfumaria e cosméticos (28,0%), sapatos e bolsas (26,4%) e joias (19,5%).

Para a gerente de uma loja de roupas no Vinhais, Tania Costa, o Natal é das datas mais esperadas pelo setor. “A gente aguarda mesmo que esse cenário se confirme. O mês está iniciando e a expectativa é que consigamos superar o ano passado. Todo mundo quer roupas novas para as festas”, diz.

Quanto à forma de pagamento, a maioria dos consumidores pesquisados (53,9%) revelou que utilizarão cartão de crédito, o que suscitou uma orientação da Fecomércio. “Com um índice de inadimplência que atinge, atualmente, 30,1% das famílias de São Luís, torna-se fundamental que o ludovicense planeje com cuidado o seu orçamento familiar para evitar começar o ano de 2020 nessa situação de inadimplência”, pontua o presidente da Fecomércio-MA.

Com mais empregos, as famílias conseguem um aumento de renda que justifica esse resultado

Onde fazer as compras do fim de ano na capital

Em quais estabelecimentos você costuma fazer suas compras? Lojas de rua, de shoppings? De acordo com a pesquisa a maioria dos ludovicenses (61,1%) preferem mesmo as lojas de shopping, que mantiveram a liderança desde o ano passado. “Mesmo que a gente procure as lojas populares, de departamento, elas estão também nos shoppings, então a gente tem mais facilidade de estacionamento, mais conforto, porque tem ar condicionado, acho mais prático”, garante a professora do ensino médio Rafaela Muniz, cujo perfil se encaixa na pesquisa.

Em segundo lugar, aparecem as lojas de rua e bairros (33,6% da preferência). A Rua Grande, tradicional e mais popular área de comércio manteve a terceira posição do ano passado, mesmo com o fim das obras (29,4% das escolhas). “O comércio da Rua Grande dobrou na intenção de consumo este ano se comparado com o ano passado, quando o índice era de apenas 15,2%. Isso mostra que o consumidor ludovicense vai retornando ao hábito de frequentar o Centro de São Luís, que foi totalmente requalificado e entregue à população”, ressalta o presidente José Arteiro da Silva.

Números da pesquisa
R$ 328 – Média total dos gastos com presentes
R$ 112 – Valor médio por presente
50,5% –  Tem intenção de comprar presentes
64,1% – Tem a intenção de gastar com comemorações
60,6% – Maior intenção de compras para vestuários e acessórios
61,1% – preferem as lojas de shoppings
53,9% – Devem fazer compras com cartão de crédito

Isso mostra que o consumidor ludovicense vai retornando ao hábito de frequentar o Centro de São Luís

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