'FELIS'

12ª Feira do Livro movimenta São Luís em noite de abertura

A FeliS é aberta ao público e ocorre no Multicenter Sebrae, no Cohafuma, até o dia 25 de novembro, das 10h às 22h

A 12ª FeliS acontece até o dia 25 de novembro. (Foto: Maurício Alexandre / Prefeitura)

São Luís, a Atenas Brasileira, recebe pela 12ª vez a Feira do Livro para fazer jus à tradição literária da capital. Com tema “A brasilidade na cultura contemporânea”, o maior evento do estado voltado à leitura homenageia o escritor vanguardista maranhense Graça Aranha, um dos organizadores da Semana de Arte Moderna. A FeliS é aberta ao público e ocorre no Multicenter Sebrae, no Cohafuma, até o dia 25 de novembro, das 10h às 22h.

Quem deu as boas vindas ao público, durante a solenidade de abertura da feira, foi o Secretário de Cultura de São Luís, Marlon Botão. O gestor ressaltou a importância da leitura para a construção de uma sociedade melhor e plural. “É importante empoderar a população com o que há de mais valoroso para quem pensa a construção de uma sociedade onde as pessoas tenham oportunidade e busquem superar a desigualdade. Esse alicerce é o conhecimento, e a Feira do Livro de São Luís é uma referência para nós”, comentou. Participaram do momento, ainda, os secretários Nonato Chocolata (Semapa), Andréia Lauande (Semcas) e Jackson Castro (CGM), e os presidentes das Academias Maranhense e Ludovicense de Letras, Benedito Buzar e Antônio Norberto.

A oportunidade é direcionada, também, para quem produz conhecimento e literatura: nos mais de 70 estandes de comercialização de livros e mais de 20 ambientes, o espaço para os escritores maranhenses é garantido. “A feira é importante porque ajuda a divulgar toda a produção literária do Maranhão e do Brasil, e para nós autores maranhenses é super importante. É um momento para conversar com outros colegas e trocar experiências”, pontua Inaldo Lisboa, membro da Associação Maranhense de Escritores Independentes (AMEI).

E quem acompanhou a feira logo no primeiro dia foi logo recebido por malabaristas do movimento Circo Tá Na Rua, que apoiados em suas pernas de pau, recitavam as mais belas poesias aos visitantes. “Nada melhor que estar na Ilha do Amor, onde a poesia está em cada um de nós. Escutar poesia lava a nossa alma de emoção”, exalta a Secretária Geral da Academia Ludovicense de Letras, Cloris Holanda Silva, que apreciou um poema com a temática nordestina.

A Feira do Livro de São Luís

Compõem a Feira do Livro de São Luís mais de 70 estandes de comercialização de livros, e mais de 20 ambientes, dentre os quais o Palco FeliS, Casa do Escritor, Café Literário, Planetário, Cine FeliS, Espaço Mulher, Espaço Criança Sesc, Espaço da Juventude, Espaço Criança Semed, Carro Biblioteca, Auditório Punga dos Saberes, Auditório Graça Aranhão e Auditório Casa do Professor.

Assim como nos anos anteriores, grandes nomes do cenário nacional participam da feira, entre eles, Fabrício Carpinejar, Gaspar Záfrica, Fernando Granato, Andé Neves e Elza Diniz. Nesta edição pelo menos três eventos da programação ampliam a importância da Feira do Livro de São Luís: a 1ª edição da Feira SLZ Preta, de estímulo à cadeia produtiva de artigos afro-brasileiros; o primeiro encontro da União Brasileira de Escritores; e o Seminário de Biblioteconomia.

Promovida pela Prefeitura de São Luís por meio das secretarias de Cultura (Secult) e Educação  (Semed) a Feira é correalizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae-MA) e Serviço Social do Comércio (Sesc-MA), com patrocínio da Vale e Companhia Maranhense de Gás (Gasmar), apoio do Governo do Estado, Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e Associação dos Livreiros do Maranhão e empresa Potiguar, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, e parceria com a TV Difusora.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias