São João

Arraial Maria Aragão leva 30 mil pessoas na véspera de São Pedro

Com o show do cantor cearense Raimundo Fagner, o Arraial da Maria Aragão teve recorde de público, na véspera de feriado de São Pedro

Foto: Marla Batalha

Valorizando toda riqueza e diversidade cultural maranhense, o Arraial da Maria Aragão, na noite desta quinta-feira, 28, véspera de São Pedro, foi uma verdadeira mistura de ritmos e danças. Dança country, quadrilha, diversos grupos de bumba boi e o aguardado show do cantor cearense Fagner agitaram o arraial que integra o São João de São Luís, realizado pela Prefeitura e Governo do Estado.

Segundo dados da polícia militar, mais de 30 mil pessoas apreciaram as atrações que tiveram início às 19h com a Dança do Boiadeiro Potência Country, seguida pela Quadrilha Flor do Sertão, que fez uma belíssima performance no palco das manifestações folclóricas da Maria Aragão.

“Tudo isso demonstra que o São João da Maria Aragão é referencia na cidade. Até o momento, tivemos cerca de 150 apresentações, garantindo a diversidade da nossa cultura, que é marca da Prefeitura de São Luís”, ressaltou o secretário municipal de Cultura, Marlon Botão.

Seguindo a programação, foi a vez do tradicional Boi de Guimarães exibir toda a beleza do sotaque mais tradicional do bumba meu boi maranhense, o sotaque de zabumba. “Eu estou há mais de nove anos no boi de Guimarães, por paixão mesmo. Eu amo o São João, dançar faz eu me sentir viva. Eu quero dançar até quando deus não permitir mais”, disse brincante Belina Rodrigues, de 57 anos. “Pra mim o boi de zabumba é um dos mais bonitos, porque tem um ritmo mais acelerado, sem falar da maneira diferente de dançar”, comenta a estudante de 24 anos, Manuela Matos.

O Boi Encanto da Ilha também deu show de beleza e simpatia. A convite dos organizadores do evento, Caliel Duarte abriu a apresentação do grupo recitando uma poesia de cordel que deixou os espectadores emocionados com o talento do garoto de apenas 13 anos.

No barracão da Arena do Forró o clima contagiante do forró pé de serra embalado pelo Grupo Três do Forró e Zeca Melo não deixou ninguém de fora. Proibido era ficar parado na hora do arrasta pé que teve direito até a quadrilha improvisada. “Sem dúvida pra mim essa a parte que eu mais me divirto, porque a gente pode curtir esse ritmo que é a cara da nossa região bem assim de pertinho”, elogia a turista cearense Jacimeire Ribeiro.

Mas a atração mais esperada da noite que levou o público à loucura, foi o show do cantor cearense Raimundo Fagner. Em homenagem ao saudoso rei Luís Gonzaga, o cantor abriu o show com a canção Baião da Garoa. Na sequência, os fãs cantaram junto grandes sucessos como Jura Secreta, Deslizes, Espumas ao vento e Canteiros.

A fã de carteirinha, Bernadete Francisca, veio de Aracaju, só para acompanhar o ídolo. “Faço isso sempre que posso. Amo demais acompanhar os shows dele, melhor ainda quando é em uma cidade linda como São Luís. Estou amando o São João aqui na Maria Aragão”, conta. E a satisfação não parecia ser apenas do público, mas também do artista. “Obrigado São Luís, é sempre um prazer imenso estar aqui, estava com saudades”, declamou Fagner ao público.

A noite ainda contou com a apresentação do grupo de Bumba Meu Boi de Itapera do Maracanã (sotaque de matraca), Bumba meu boi de Orquestra Meu Tamarineiro e Bumba meu boi da Floresta (sotaque da baixada), também conhecido por Boi de Apolônio, fundador do grupo e um dos maiores impulsionadores das manifestações folclóricas maranhenses.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias