CAGED

Maranhão tem mais de mil contratações e bate recorde em empregos

O estado teve 1.163 admissões líquidas em novembro

Rua Grande, em São Luís. (Foto: Divulgação)

Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), com o resultado de 12.465 admissões e 11.302 desligamentos, o Maranhão registrou 1.163 admissões líquidas em novembro de 2019, o melhor resultado do estado para o mês de novembro desde 2010, quando foram abertas 1,9 mil novas vagas.

De acordo com análise do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc), o saldo positivo para o mês decorreu da performance do setor Comércio (+1,5 mil), no qual se destacaram os segmentos Comércio Varejista de Mercadorias em Geral (+383) e de Artigos do Vestuário e Acessórios (+343).

No acumulado de janeiro a novembro de 2019, o estado apresentou saldo de 15,3 mil admissões líquidas. Como efeito, a quantidade de novos empregados com carteira registrou o segundo maior resultado dentre todos os estados do Nordeste.

“Tal resultado foi capitaneado pelo setor de Serviços, com acréscimo de 7,6 mil postos de empregos celetistas”, analisa o presidente do Imesc, Dionatan Carvalho. Ainda, segundo o presidente, outros setores se destacaram no acumulado do ano, como a construção civil (+3,5 mil), o comércio (+2,3 mil) e a indústria de transformação (+1,5 mil).

Quanto à distribuição dos empregos gerados no território maranhense, 126 municípios apresentaram geração de vagas no acumulado até novembro de 2019. Em São Luís (+6,6 mil), destacaram-se os setores Serviços (+ 5,7 mil empregos) e Construção Civil (+1,6 mil).

Já nos municípios de Coelho Neto (+1,4 mil) e Campestre do Maranhão (+1,1 mil), foram alcançados bons resultados em virtude dos setores da Indústria de Transformação (+1,3 mil) e Agropecuária (+939), respectivamente.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias