Quantas horas estudar para um concurso?
Hoje, O Imparcial vai repassar uma lista de dicas importantes de tempo, organização e como você deve estudar para um concurso público e ter êxito na sua experiência
Saber fazer provas de concursos públicos
Outro detalhe a ser considerado na hora de definir a quantidade de horas necessárias para estudar e ser aprovado tem a ver com a sua capacidade de fazer provas, algo que muitos ignoram na hora de gerir o seu tempo. Aprender mais sobre como funcionam as seletivas é essencial.
Você está competindo com você
Uma dica importante é mudar a ideia, caso tenha, de que está competindo com outras pessoas, que estudam “5 ou 10 horas por dia”, por exemplo. Isso geralmente é uma desculpa de quem não está comprometido com o processo de estudo. Não importa o quanto o outro candidato estuda: o que importa é o seu processo, as suas metas, as suas necessidades de aprendizagem. Não perca tempo focando nas outras pessoas e não se compare. Você é o seu maior concorrente.
“Concurseiro” iniciante, siga essas recomendações
Para ampliar sua visão dos concursos públicos e saber qual área ideal para estudar, é preciso pesquisar sobre o concurso que você quer, pois isso vai mudar sua vida de uma vez por todas.
Decidiu qual concurso focar ou pelo menos a área (Fiscal, Policiais, Tribunais, entre outros)?
Agora você vai pesquisar sobre o concurso. Editais anteriores, provas e grupos no Facebook. Conversar com alguém que já passou também é muito importante.
A etapa pesquisar consiste, resumidamente, então em:
- Escolher o Concurso;
- Pesquisar edital e provas anteriores;
- Procurar grupos Facebook e, se possível, conversar com quem já foi aprovado;
- Ler o edital;
- Analisar a banca examinadora do seu concurso.