CONFIRA

Enem: 5 dicas para se dar bem na prova

O Imparcial conversou com o consultor do Sistema de Ensino Poliedro que deu algumas dicas para se dar bem na prova. Confira!

Comece pelos exercícios mais simples

Duvido que você não tenha dito ou pelo menos ouvido alguém dizer a seguinte frase: “No Enem, eu começo pelas questões mais difíceis, afinal estou relaxado e minha mente está tranquila”. Ledo engano.

Indicamos que não inicie pelos exercícios mais complicados, porque é necessário que construa uma boa base de questões antes de avançar para os problemas mais difíceis.

Mateus ressalta que antes de começar as questões, é importante ler toda a prova. Parece que você vai perder muito tempo né?! Mas ele explica que não é bem assim.

“Ao ler toda a prova, você vai começar a responder aquelas perguntas que vão ‘pular’ na sua frente, e com isso você já marca a alternativa daquelas que considera mais fáceis. Depois disso você cataloga as questões separando as que julga intermediárias e difíceis, e responde novamente a prova”, pontua.

E caso não saiba, a contagem de pontos no Enem não se assemelha a um vestibular tradicional. A nota final não é obtida apenas pela quantidade total de acertos. Essa média leva em conta o nível de dificuldade de cada questão, utilizando o método TRI (Teoria da Resposta ao Item), que valoriza mais as questões fáceis do que as com nível de dificuldade elevado.

A TRI foca em cada questão, analisando a proficiência dos estudantes, e não apenas seu desempenho. Nesse sistema de avaliação, os candidatos aplicam seus conhecimentos em problemas que avaliam três parâmetros:

  • o de discriminação. Esse quesito é capaz de diferenciar os participantes que dominam e os que não dominam a habilidade cobrada em determinada questão;
  • o de dificuldade, que avalia a complexidade da questão, ou seja, quanto maior seu valor, mais difícil é o item e vice-versa;
  • o de acerto casual, que corresponde à probabilidade de um participante acertar a questão pelo famoso “chute”.
« Anterior Próxima »3 / 5
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias