RECONHECIMENTO

Um dia para celebrar o patrimônio histórico

Dia do Patrimônio Histórico Nacional é celebrado em 17 de agosto.

A intenção é que a data seja um dia de conscientizar a população sobre a importância da preservação da história, identidade e cultura de um povo por meio de seu patrimônio. (Foto: Reprodução)

O Dia do Patrimônio Histórico Nacional é celebrado em 17 de agosto, em razão de Rodrigo Melo de Andrade, que foi um jornalista e historiador que fundou o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em 1937.

A intenção é que a data seja um dia de conscientizar a população sobre a importância da preservação da história, identidade e cultura de um povo por meio de seu patrimônio.

A capital maranhense é um exemplo de riqueza cultural, possuindo cerca de quatro mil imóveis na área do Centro Histórico, oriundos dos séculos XVIII e XIX.

Entre os tesouros culturais de São Luís estão a Rua Portugal, local em que são encontradas diversas fachadas com azulejos, o Palácio dos Leões, a Igreja da Sé, Convento das Mercês, o Teatro Artur Azevedo, Casa das Minas, a Casa das Tulhas e a Igreja do Carmo.

A beleza do local possui fama nacional e já serviu de cenário para várias produções da TV. Como a novela Lado a Lado (2012), obra de época que era ambientada no início do século XX, e ainda, os folhetins: Da Cor do Pecado (2004), Cama de Gato (2009), O Clone (2001).

A próxima novela das 21h de autoria de Gloria Perez, Travessia, também escolheu São Luís como um de seus cenários, tendo previsão de estreia para o mês de outubro deste ano.

Todas as novelas foram exibidas pela TV Globo, e tiveram cenas gravadas nos principais pontos do centro histórico ludovicense.

Desde 1974, a capital foi tombada pelo Iphan e é considerada patrimônio mundial desde 1997, sendo o Centro Histórico de São Luís, compreendido em uma extensão de 220 hectares.

O núcleo da cidade foi fundado primeiramente pelos franceses em 1612, sendo incorporada pelos portugueses somente a partir do ano de 1615.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias