LUTA

No Maranhão, é realizada a Semana de Enfrentamento a LGBTFobia

A semana acontece entre os dias 16 e 20 de maio, devido ao Dia Mundial de Luta contra a LGBTFobia, 17 de maio.

O evento é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop) e o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ/MA. (Foto: Camara LGBT)

Nesta segunda-feira (16), começa a Semana Estadual de Enfrentamento a LGBTFobia, realizada entre os dias 16 e 20 de maio em todas as regiões do Maranhão. O objetivo é falar sobre diversidade, discutir mecanismos importantes que assegurem os direitos da população LGBTQIA+ e fortalecer a democracia.

O mês de maio foi escolhido para representação da ação, intitulada “LGBTFOBIA não é opinião, é crime! – Aprovação do Plano Estadual De Politicas Publicas Já!!!”, devido ao Dia Mundial de Luta contra a LGBTfobia, que é comemorado no dia 17 de maio e marca a luta e celebração das conquistas no meio social.

O evento é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop) e o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ/MA), através do Comitê de Diversidade; Conselho Estadual dos Direitos das Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (CEDLGBT) e Fórum ONG LGBT do Estado do Maranhão.

O início da Semana Estadual de Enfrentamento a LGBTFobia será realizado no Auditório do Edifício João Goulart, no Centro Histórico de São Luís, nesta segunda, às 8h30.

Além da Sedihpop e do TJ/MA, também farão presença os representantes das secretarias de estado de Saúde (SES) e Segurança Pública (SSP); Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE/MA).

Além dos citados, a Comissão da Diversidade da Ordem dos Advogados (OAB/MA), Conselho Estadual LGBT e Fórum Estadual LGBTI+ também fazem parte do elenco. Há também uma previsão do Lançamento do Boletim da Violência Letal LGBTI+ do Maranhão, uma produção do Observatório de Políticas Públicas LGBTI+ do Maranhão.

Os outros municípios beneficiados com o evento são: Bacabal, Pindaré Mirim, Santa Inês, Caxias, Aldeias Altas, Raposa e Cururupu. O fim das atividades será realizado no dia 20, com Ato Show de Denúncia Contra a LGBTIfobia, a partir das 18h, na Praça Nauro Machado, na Praia Grande.

Dia 16/05
São Luís
Abertura da Semana Estadual de Enfrentamento a LGBTfobia.
Local: Auditório do Edifício João Goulart – AV. Dom Pedro II Centro Histórico
Horário: 8h30

De 17 a 20/05
Bacabal
Ato Público alusivo Ao Dia Internacional Contra LGBTIfobia no IEMA
Horário: 8h30 às 17h

Pindaré Mirim
Roda de Diálogo Sobre Estratégia de Enfretamento a LGBTIfobia
Horário: 15h às 18h

Santa Inês
Realização de Panfletagem em diversos locais da cidade
Horário: 9h

Dia 18/05
Caxias
Seminário Municipal de Enfretamento a LGBTIfobia
Horário: 8h30 às 12h

Aldeias Altas
Ato Público Contra LGBTIfobia
Horário: 15h às 18h

Dia 19/05
Raposa
Roda de Dialogo População LGBTI e o Enfretamento a LGBTIfobia
Horário: 15h às 17h

Dia 20/05
São Luís
Encerramento Ato Show de Denúncia Contra a LGBTIfobia na Praça Nauro Machado
Horário: 18h às 22h

Dia 21/05

Cururupu
Seminário Municipal Politicas Publica e População LGBTI+
Horário: a definir

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias