espírito natalino

Pacientes do Hospital de Câncer do Maranhão recebem visita do Papai Noel

A ação marcou o início das atividades em alusão ao período natalino na unidade e contou com o apoio do Corpo de Bombeiros do Maranhão.

Major Igor, do Corpo de Bombeiros, protagoniza a ação de Natal como papai Noel (Foto: Laécio Fontenele)

Pacientes do Hospital de Câncer do Maranhão foram surpreendidos com a visita do Papai Noel. A ação marcou o início das atividades em alusão ao período natalino na unidade e contou com o apoio do Corpo de Bombeiros do Maranhão. 

O Hospital de Câncer do Maranhão compõe a Rede de Estado da Saúde e é gerenciado pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH). Atende em média 4.500 pacientes por mês, o equivalente a 150 pessoas por dia, com serviços de ambulatório, internação e Serviço de Pronto Atendimento (SPA).

A diretora do Hospital de Câncer, Ana Carolina Marques, destacou a importância de levar de esperança aos pacientes oncológicos por meio dessa ação.

“Esses momentos são de extrema importância. Tivemos um ano difícil mais uma vez e para os nossos pacientes é importante trazer um momento familiar e que reflete o espírito natalino. Esse momento historicamente sempre aconteceu aqui no hospital mas a pandemia não deixou no últimos dois anos. Em 2021, nós conseguimos resgatar esse momento natalino e trazer esperança para os nossos pacientes”, frisou a diretora do Hospital de Câncer do Maranhão, Ana Carolina Marques. 

Os militares do Corpo de Bombeiros se posicionaram na entrada da unidade de saúde, com uma viatura personalizada com o tema natalino e uma escada de aproximadamente 3 metros. A banda do Corpo de Bombeiros executou várias canções natalinas e em seguida, o Papai Noel (interpretado pelo Major Igor), pelo lado de fora, subiu as escadas e entrou na unidade de saúde pelo 2º andar. Com muita música, o Papai Noel visitou todas as enfermarias, distribuindo presentes aos pacientes e levando uma palavra de apoio. 

“Já fazemos essa ação há 7 anos. O papai Noel que entra pela janela é um militar nosso. Além da ação, trouxemos kits com material de higiene pessoal para contribuir com os pacientes internados”, explicou o major Nilson da Silva Azevedo Jr., comandante do Batalhão de Busca e Salvamento, que na ocasião representou o comandante geral do Corpo de Bombeiros do Maranhão (CBMA), cel. Célio Roberto. 

Chegada do papai Noel ao Hospital do Câncer (Foto: Laécio Fontenele)

Cleudilene da Mata tem 34 anos e está internada há um mês na unidade para tratamento de um câncer na coluna. Prestes a fazer uma cirurgia, ela conta que ficou emocionada com a surpresa. “Eu fiquei muito feliz. O Natal é uma renovação todo ano e a gente numa situação dessa aqui é um pouco de felicidade pra gente”, disse a paciente. 

Ariana Cristina dos Santos, 26 anos, em tratamento contra um câncer de mama há 5 anos, comentou que visitas assim ajudam muito quem está internado. “Esse momento foi maravilhoso, porque a gente tá numa cama de hospital e quando vem uma visita assim, com música, com papai Noel, a gente gosta. Pra quem está triste, receber uma programação dessa ajuda muito no tratamento, deixa a gente até mais alegre”, concluiu.

Em seguida, a direção da unidade de saúde promoveu um sorteio e doação de cerca de 80 cestas básicas aos colaboradores de base do hospital, como maqueiros, serviços gerais entre outros.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias