MARANHÃO

Recadastramento de aposentados e pensionistas estaduais encerra no dia 17 de dezembro

O recadastramento é feito on-line, por meio da plataforma disponibilizada no site do Iprev

Marcelo Camargo/Agência Brasil

Foto: Reprodução

Até o dia 17 de dezembro, os aposentados e pensionistas estaduais tem para realizar o seu recadastramento junto ao Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Maranhão (Iprev). O prazo é válido para todos os grupos, independente do mês de nascimento. O recadastramento é feito on-line, por meio da plataforma disponibilizada no site do Iprev.

Quem não efetuar o recadastramento dentro do prazo estipulado pode ter o benefício suspenso a partir do mês de janeiro. O prazo já tinha prorrogado antes e esta é a última chance para atualizar as informações cadastrais. 

Sistema

Para proteger a saúde do público atendido pelo Iprev, que é, em sua maioria idoso, o instituto desenvolveu uma plataforma on-line para o recadastramento. Para atualizar os dados cadastrais, é preciso acessar o sistema, preencher os formulários corretamente e enviar: um documento de identificação oficial com foto, comprovante de residência emitido há no máximo 90 dias e uma foto do beneficiário, tirada há no máximo 30 dias. Nessa foto, o beneficiário deverá estar segurando uma folha de papel, contendo o número do CPF e a data em que a foto foi tirada. Não são aceitas fotos com sinais de manipulação digital.

Os dados enviados serão analisados pela equipe do Iprev, que tem até 150 dias para se manifestar sobre as informações recebidas – aprovando ou reprovando o pedido de recadastramento. Se alguma das informações enviadas estiver incorreta, o beneficiário terá um mês para corrigi-las.

De natureza obrigatória, o recadastramento garante que as aposentadorias e pensões sejam pagas a quem efetivamente faz jus ao benefício, evitando que a previdência estadual seja alvo de fraudes. A atualização dos dados também facilita o contato do Iprev com os beneficiários em caso de necessidade e gera estatísticas, que são utilizadas no cálculo dos benefícios previdenciários para os próximos anos. Até o momento, a previdência estadual contabiliza 31,6 mil recadastramentos recebidos, de um total de aproximadamente 45 mil beneficiários.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias