TRÂNSITO

Ônibus coletivos terão corredor exclusivo em São Luís

Confira os trechos e horários de funcionamento do corredor que abrange duas grandes avenidas da capital.

Corredor deve dar maior fluidez nos trechos afetados. (Foto: Divulgação)

Para garantir maior rapidez no deslocamento dos usuários do sistema de transporte urbano da capital, está sendo implantado em São Luís, desde esta quinta-feira (18), o corredor exclusivo para interligar os terminais de integração São Cristóvão e Cohab/Cohatrac.

O corredor que entrou em funcionamento interliga as avenidas Lourenço Vieira da Silva, Guajajaras e Jerônimo de Albuquerque. O serviço delimita uma via específica para a circulação única de coletivos durante um período dentro dos horários de pico. A implementação se deu com base em estudos feitos pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT).

“Estamos garantindo 7 quilômetros exclusivos para o tráfego de ônibus, reduzindo, em média, 10 minutos do tempo de deslocamento entre os terminais de integração São Cristóvão e Cohab/Cohatrac. O corredor funcionará em horários específicos dentro dos períodos de maior fluxo do trânsito para não prejudicar o comércio localizado ao longo do trajeto”, comentou o prefeito Eduardo Braide. 

Funcionamento

O horário de circulação exclusivo de ônibus no corredor da Lourenço Vieira da Silva, Guajajaras e Jerônimo de Albuquerque será de segunda a sábado, das 6h às 9h, no sentido Terminal de Integração São Cristóvão para o Terminal de Integração Cohab/Cohatrac. Já no sentido oposto (Cohab/São Cristóvão), o funcionamento será das 17h às 20h, de segunda à sexta-feira. 

Durante esses horários, haverá permissão para circular, além de ônibus, apenas ambulâncias, táxis devidamente caracterizados com passageiros, viaturas da SMTT e viaturas das forças de segurança. Aos sábados à tarde, domingos e feriados qualquer veículo poderá circular normalmente na faixa sem restrição. 

Corredor exclusivo tem 7 km de extensão. (Foto: Divulgação)

Além da sinalização horizontal, foram implantadas placas informando os horários de funcionamento dos corredores. Em cada sentido, a faixa exclusiva tem 3,5km de extensão, totalizando 7km de trânsito livre para o transporte coletivo. 

“A implantação de corredores nestes trechos vai dar mais velocidade ao grande fluxo de veículos de três das principais avenidas de São Luís. O comércio dessas regiões não será afetado com o serviço exclusivo para ônibus, visto que os horários de restrição foram previamente acertados com os comerciantes”, informou Diego Baluz, diretor da SMTT.

Adequação

Nos primeiros 15 dias de funcionamento do corredor exclusivo, o trabalho de fiscalização será educativo. Este período foi estabelecido para que os condutores que trafegam diariamente pelas localidades possam entender o novo funcionamento do trânsito na região e se adaptem ao sistema. 

Agentes da SMTT e equipamentos instalados ao longo dos corredores, irão autuar os condutores que trafegarem irregularmente pelas faixas nos horários exclusivos para ônibus.  Em outros trechos da capital, como as avenidas Marechal Castelo Branco e Coronel Colares Moreira, o sistema corredor exclusivo já funciona, com resultados positivos para a fluidez do tráfego. 

HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO DO CORREDOR EXCLUSIVO PARA ÔNIBUS:

Avenidas Lourenço Vieira da Silva, Guajajaras e Jerônimo de Albuquerque:

– das 6h às 9h, no sentido Terminal de Integração São Cristóvão para o Terminal de Integração Cohab/Cohatrac, de segunda-feira a sexta-feira;

– 17h às 20h, no sentido Terminal de Integração Cohab-Cohatrac para o Terminal de Integração São Cristóvão, de segunda-feira a sexta-feira.

Avenida Marechal Castelo Branco (São Francisco)

– das 18h às 20h, no sentido Centro/bairro;

– das 6h às 9h, no sentido bairro/Centro.

Avenida Coronel Colares Moreira (Renascença)

Funcionamento de segunda a sexta-feira: 6h às 20h;

Sábados: 6h às 14h.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias