MARANHÃO

Praça Manuel Beckman é reformada em São Luís

A Intervenção tem como finalidade dar maior usabilidade ao espaço, promovendo convivência e atividades de lazer para toda a população.

Foto: Divulgação

O Governo do Estado, por intermédio da Secretaria das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), iniciou as obras de reforma da praça Manoel Beckman, localizada na avenida Beira Mar, no Centro Histórico de São Luís. A revitalização do equipamento público integra as ações do Programa Nosso Centro, que tem por objetivo garantir o desenvolvimento sustentável, a democratização dos espaços e a preservação do patrimônio histórico e paisagístico de São Luís. 

A Intervenção tem como finalidade dar maior usabilidade ao espaço, promovendo convivência e atividades de lazer para toda a população. Além disso, o monumento “Pirâmide de Bequimão”, que está localizado no espaço, será restaurado. O projeto urbanístico do espaço foi desenvolvido com base nas diretrizes do Programa Nosso Centro, considerando segurança, integração social, incentivo à cultura e ao lazer, e sobretudo o respeito à preservação do patrimônio histórico.

A preservação das áreas verdes e de árvores de grande porte foi ponto chave para o desenvolvimento do projeto arquitetônico. Em conjunto com a implantação de novas espécies apropriadas para o clima de São Luís, o novo paisagismo busca contribuir para o aumento da incidência de sombra e do conforto. Também serão criados espaços para a realização de eventos itinerantes, bem como para a promoção de festas culturais, como rodas de samba e de Tambor de Crioula.

Foto: Divulgação

A requalificação da Praça Manoel Beckman vai criar novos fluxos e aumentar as áreas de pedestres. Pensada para ser um ambiente mais inclusivo, o espaço será acessível, o que aumenta a democratização do espaço a diferentes públicos. Serão construídas, também, arquibancadas em diferentes níveis, bancos de madeira e nova iluminação.

Histórico da praça

Localizada na área central de São Luís, a Praça Manoel Beckman é marco na história da cidade e da população maranhense, por guardar dentro dos seus limites um monumento em formato de pirâmide em homenagem a Manoel Beckman. Junto a Jorge Sampaio e Francisco Dias Deiró, Manoel Beckman é reconhecido como um dos principais líderes da Revolta de 1684, que protestava contra as medidas tomadas pela Coroa Portuguesa em questões relacionadas ao comércio local e à exploração dos indígenas. 

Inaugurado em 28 de julho de 1910, o monumento que se encontra na Praça Manoel Beckman, conhecido pela população local como a “Pirâmide de Bequimão”, está firmado supostamente no mesmo local onde Manoel Beckman, Jorge Sampaio e Francisco Dias Deiró haviam sido enforcados na praia da Trindade ou do Armazém.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias