CDL pede ampliação no horário das lojas
A entidade lojista lembra que tradicionalmente o período que antecede ao Dia das Mães provoca maior fluxo de consumidores nos centros comerciais.
A Câmara de Dirigentes Lojistas de São Luís solicitou da Secretaria de Estado da Indústria e Comércio que o horário de abertura do comércio da capital maranhense retorne para as 8h.
Em ofício dirigido ao Secretário Estadual de Indústria e Comércio Simplício Araújo, a CDL São Luís argumenta que, com a ampliação os consumidores terão mais tempo disponível para fazer compras, o que contribui para evitar aglomerações.
A entidade lojista lembra que tradicionalmente o período que antecede ao Dia das Mães provoca maior fluxo de consumidores nos centros comerciais, sendo, portanto, indispensável criar condições que favoreçam o atendimento com mais segurança sanitária.
O presidente da CDL São Luís Fábio Ribeiro lembra que o varejo tem registrado uma diminuição média de 70% nas vendas e há grande expectativa dos lojistas pelo aumento de faturamento nos próximos dias. “No ano passado, em cumprimento ao decreto estadual, o comércio lojista considerado não essencial estava com funcionamento suspenso neste período, o que provocou queda de 91,1% nas vendas do Dia das Mães, comparado com 2019.
Agora as lojas estão seguindo os protocolos sanitários e com o horário ampliado é possível atender à demanda de clientes, que vai aumentar não somente em função do Dia das Mães, mas também da antecipação da primeira parcela do 13º salário nas próximas semanas”, explica.
De acordo com uma pesquisa feita pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), 77% dos consumidores brasileiros devem realizar pelo menos uma compra no período, e com a possibilidade do aumento do movimento de clientes aos centros comerciais, a CDL São Luís está reforçando junto aos lojistas as recomendações de cumprimento dos protocolos sanitário, como uso obrigatório de máscara, higienização frequente dos ambientes, respeito às regras de distanciamento para evitar aglomerações e disponibilização de álcool gel aos clientes e funcionários, entre outras medidas.